Além de organizar o fluxo de trabalho, utilizar a tecnologia pode fazer a diferença no atendimento ao cliente

Henrique Rodrigues/Agência NoAr

Gerir o tempo é um processo que ainda precisa virar rotina dos profissionais do direito, departamentos jurídicos e nos escritórios de advocacia. A correria do dia a dia, aliada à necessidade de cumprimento de prazos, faz com que advogados autônomos e escritórios muitas vezes se percam na falta de organização. Priorizar uma estratégia de “arrumação” para a rotina é ainda mais fundamental.

Da organização da mesa de trabalho até o excesso de informação, o profissional do direito encontra diversos obstáculos para manter-se concentrado em sua rotina e precisa manter ou até mesmo aumentar a produtividade. “A rotina do profissional do direito é dinâmica. Quanto mais organizado ele estiver, mas conseguirá entregar um bom trabalho e otimizar seu tempo, tendo oportunidade para atender mais clientes. Para isso, a tecnologia tem sido uma forte aliada. Já existem diversas plataformas que ajudam a otimizar e automatizar essas tarefas rotineiras”, explica Renan Oliveira (foto), especialista em Direito Previdenciário e cofundador do site Previdenciarista (https://previdenciarista.com/), site de consultoria especializada em Direito Previdenciário para advogados.

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O especialista separou algumas dicas para otimizar o tempo de trabalho e a rotina do advogado. Confira:

Organize e controle o fluxo de trabalho

O advogado trabalha em cima dos prazos dos processos nos quais representa uma parte. Estabelecer prioridades do que deve ser concluído, colocar as tarefas mais difíceis como prioridade e utilizar listas, agendas, planilhas são alguns exemplos de organização. Uma dica também é investir na Técnica Pomodoro. A técnica consiste na divisão do trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. Assim, é mais difícil perder o foco ou se desviar para tarefas menos importantes, como responder um e-mail ou atender uma ligação que pode ser retornada depois.

Utilize a tecnologia na gestão do tempo

Por falar em tecnologia, ela impactou – e continuará impactando – todos os setores. Com o Direito não é diferente. Hoje já é possível fazer acompanhamento online de processos, administrar a rotina dos escritórios de advocacia e também ter acesso a modelos de petições segundo a área de atuação, facilitando a rotina de trabalho e aumentando a produtividade.

O site Previdenciarista, por exemplo, foi lançado em 2013 e foi desenvolvido a partir dos mais de 15 anos de experiência dos seus fundadores; Renan Oliveira e Átila Abella. Em 2017, o site obteve mais de 2 milhões de visitas, cerca de 6 milhões de visualizações de páginas e já auxiliou cerca de 20 mil advogados em todo país. Entre suas vantagens é possível destacar mais de 2 mil petições de casos reais disponibilizados para advogados de todo o Brasil.

Mantenha contato constante com os clientes

O envio de relatórios para cada cliente é uma forma de comunicar o andamento dos trabalhos. Além disso, é uma alternativa para a otimização e melhor gerenciamento do tempo, já que para as duas partes, ligações e reuniões ficam desnecessárias após o acompanhamento.

Invista em especialização

As constantes modificações na legislação vigente são um desafio para qualquer advogado. Investir em cursos que possam atualizar seus conhecimentos são essenciais para o exercício da profissão e ajudam a manter e aumentar a sua rede de contatos, proporcionando condições para novas oportunidades. Lembre-se que estar organizado é fundamental na hora de atender clientes novos.