O presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez uma longa reclamação aos jornalistas na porta do Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira (22), logo no início da entrevista coletiva.

Bolsonaro reclamou das manchetes dos jornais em que acusa ONGs pelos incêndios na Amazônia. Ele alegou ter apontado apenas sobre uma “suspeita”, ao que os jornalistas teriam deturpado a sua fala.

“Vocês me entrevistaram ontem, viram o que saiu nos jornais hoje? Em nenhum momento acusei as ONGs, [falei que tinha] suspeita. O problema a gente vai ter pela irresponsabilidade da imprensa no Brasil […] Estou tentando converter vocês, pelo menos, falando como cidadãos brasileiros. É inacreditável o que a imprensa brasileira faz com o Brasil”, disse o presidente.

Segundo ele, o que “grande parte da imprensa brasileira quer” é que o Brasil chegue “à situação que está a Venezuela”.

Ele voltou a defender que uma parte dos incêndios na região norte do país é causada criminalmente: “Uma das imagens, [feita por] uma pessoa de carro, [é possível ver] o fogo exatamente da mesma altura, em um quilômetro. Típico de queimadas feitas com uma motocicleta. Infelizmente acontece, ao longo da vida da Amazônia, agora me acusar é uma irresponsabilidade”.

“As ONGs perderam dinheiro, estão desempregados, têm que fazer o que? Tentar me derrubar. Como a imprensa. Tirei de vocês um bilhão e 200 milhões de reais na publicação de balancetes. Não é maldade, é bondade com os empresários. Estamos em uma nova época. Assim como acabou no passado o datilógrafo, a imprensa está acabando também”, concluiu.

Confira o vídeo

https://youtu.be/MUYy2bzQV-Q