O deputado estadual Angelo Almeida, por meio de indicação apresentada à Assembleia Legislativa da Bahia, solicitou ao governador Rui Costa a transformação do prédio do Colégio Estadual Maria Quitéria, localizado no município de Feira de Santana, que se encontra desativado há 3 anos, para abrigar um memorial em homenagem à heroína da Independência do Brasil, nascida na cidade.

De acordo com o parlamentar, Feira de Santana, a segunda maior cidade do Estado da Bahia, com mais de 700 mil habitantes, tem se destacado na área educacional no estado e vem alcançando boas colocações em indicadores nacionais da Educação. “Para manter a evolução no segmento, são necessários investimentos e incentivos. Iniciativas para a preservação da história, arte, cultura e, consequentemente, da identidade de seu povo, são de fundamental importância neste processo”, justificou.

Ainda de acordo com Angelo, Maria Quitéria é figura de destaque na história local e nacional e é um grande símbolo que orgulha a população feirense por sua coragem e amor à pátria. “Além disso, representa a emancipação da mulher, sendo a primeira a fazer parte do Exército Brasileiro, disfarçando-se de homem para entrar nas Forças Armadas”, disse. E acrescentou que a combatente baiana é reconhecida como heroína da Independência, tendo recebido de Dom Pedro I o título de “Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro” e condecorada patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.