O Instituto Vida de Solidariedade Social, foi contratado para fazer a gestão complementar do Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe.

O objetivo da Fundação de Saúde e Assistência Social (Fusas) é estruturar toda gestão da unidade hospitalar.

O instituto será responsável pela gestão, planejamento, operacionalização e execução das ações e serviços complementares de saúde em conjunto com FUSAS, conforme projeto básico de execução dos serviços.

A contratação do instituto não se trata de uma concessão pública, e sim de gestão complementar, como é realizada em diversas unidades de saúde de urgência e emergência, tanto municipais, quanto estaduais.

O diretor-presidente da Fusas, Esaú Silva, explica que os valores relacionados a este contrato estão baseados em um plano estratégico, visando as operações do hospital em sua capacidade máxima, trazendo um serviço de referência para toda região e principalmente para os nossos munícipes.

“Temos uma pactuação extensa, municípios carentes, e temos um equipamento (hospital) que pode suprir essa carência com uma gama de serviços”, ressalta o diretor-presidente.

“Os valores previstos no contrato podem ser atingidos de maneira gradativa, com base na execução dos serviços. Não significa que no final será pago o total. O instituto terá que comprovar os gastos e justificar todo serviço que foi utilizado”, explica.

“O plano básico, por exemplo, traz a contratação de médicos cirurgiões, anestesistas e instrumentadores cirúrgicos. Nesse momento não estão acontecendo cirurgias, por conta da pandemia. Só aí já teremos um gasto muito menor do que o plano estabelece, pois são profissionais de custo maior”, ressalta Esaú Silva.

O Instituo Vida de Solidariedade Social é uma Organização Social (OS) de Feira de Santana, que já atua na área de gestão da saúde. Um dos exemplos de eficácia e responsabilidade são as gestões de alguns leitos de UTI no Hospital Geral Clériston Andrade, referência em toda Bahia.

Fundação de Saúde e Assistência Social (Fusas)