Promovida pela editora baiana Solisluna, a Festa tem nomes como Ailton Krenak, Neide Almeida, Goya Lopes, Maria Isabel Gonçalves e Alberto Acosta

Nestes tempos em que a pandemia mexeu com nossas vidas e nossas emoções, o livro virou, mais do que nunca, um amigo muito acolhedor. Amanhã é o penúltimo dia da Festa Literária Internacional VivaLivro – Literatura como Acolhimento, evento online que começou nesta quarta-feira (24) e vai até sábado (27), com uma série de debates, oficinas, lançamentos e contação de histórias, além de pocket show da pernambucana Flaira Ferro. A programação completa é gratuita e está no site www.festavivalivro.org. Para assistir, basta acessar o canal da Festa no YouTube: www.festavivalivro.org/youtube.

Organizado pela Solisluna Design Editora (BA), em parceria com o Instituto Emília (SP), o projeto tem o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. A curadoria fica a cargo de Valéria Pergentino, sócia-fundadora da Solisluna, e de Dolores Prades, diretora do Instituto Emília.

Entre os objetivos do evento estão promover a leitura de obras literárias que abordam temas como migração, diversidade cultural, identidade e outras histórias escritas sobre diferenças, bem como divulgar livros e autores que tratam das questões-chave de visibilidade. A curadoria fica por conta de Valéria Pergentino, sócia-fundadora da Solisluna Editora, e Dolores Prades, diretora do Instituto Emília.

“A Festa Literária VivaLivro nasce da vontade de qualificar as experiências de leitura como espaços para pensar a condição humana e do desejo de criar um lugar de aprendizagem, reflexão e acolhimento de todas as diversidades. É um evento produzido aqui na Bahia, com a marca do nosso povo, mas que abarca sentimentos do mundo todo”, destaca Valéria Pergentino. Dolores Prades completa: “Tem também a questão da formação de leitores críticos, ‘desobedientes’  – como diz Graciela Montes, no livro ‘Buscar Indícios, Construir Sentidos’ -, capazes de saber qual é o seu lugar no mundo. E é isso o que a gente pretende discutir na programação”.

Entre os convidados baianos estão a artista Goya Lopes, a educadora Maria Isabel Gonçalves, a pedagoga Cybele Amado (diretora do Instituto Anísio Teixeira); o pedagogo e escritor José Eduardo Ferreira Santos (Acervo da Laje); e a professora e escritora Bárbara Carine (Escola Afro-Brasileira Maria Felipa); a psicóloga Claudia Mascarenhas, a jornalista Mira Silva; a cantora e instrumentista Mariana Caribé; a escritora e blogueira Emília Nuñez; e a pedagoga  e escritora Helena Nascimento. Também participam do evento o pensador, escritor e líder indígena Ailton Krenak (MG); a pedagoga Tereza Cristina Rodrigues Villela (SP); a psicóloga, produtora cultural e escritora Neide Almeida (SP); a coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC-SP), Bel Santos; a artista plástica e consultora nas áreas de educação e artes, Stela Barbieri (SP); a jornalista e professora Rosane Borges (SP); e o educador, escritor, jornalista, documentarista e etnomúsico Délcio Teobaldo (MG).

Entre os nomes internacionais estão a peruana Issa Watanabe, ilustradora do premiado livro ‘Migrantes’; a escritora chilena Sara Bertrand, vencedora do New Horizons Award Raggazi Bologna (2017), com ‘A Mulher da Guarda’; o economista equatoriano Alberto Acosta; o escritor e ilustrador argentino radicado na Espanha, Gusti Rosemfet, que em 2016 recebeu um dos mais prestigiosos prêmios internacionais, o “Bologna Ragazzi Award”, pelo livro ‘Mallko y Papá’, ganhador na categoria de livros sobre deficiências; e o escritor ganês Ousman Umar.

 

Oficinas, lançamentos e contações

Em sua oficina, Neide Almeida provoca: ‘Qual o lugar da literatura negra em seu repertório de leitura?’, nesta sexta, às 9h30. A outra oficina fica a cargo de Goya Lopes, que ministra ‘Ilustração: arte de contar histórias’, também nesta sexta, às 10h. Ainda na programação da Festa, sempre às 18h, está sendo realizado lançamento de livros. Nesta sexta (26), a escritora chilena Sara Bertrand lança ‘Patos e lobos-marinhos, conversas sobre literatura e juventude’ (Solisluna Editora e Selo Emília). Para encerrar, no sábado (27), a designer e artista baiana Goya Lopes lança ‘Tecelagem – uma história ilustrada’ (Solisluna Editora).

Os pequenos têm espaço garantido. O sábado (27) pela manhã, último dia da Festa, será todo para as crianças e para quem gosta de livros para a infância, com Histórias que encantam e acolhem, contadas por Mira SIlva (@sementinhapreta), Helena Nascimento (@atrasdaporta), Mariana Caribé (@mariana_caribe) e Emília Nuñez (@maequele).

 

PROGRAMAÇÃO DOS DOS ÚLTIMOS DIAS

DIA 26

10h | Oficina Ilustração: arte de contar histórias, com Goya Lopes

16h | Mesa 4
Quando a leitura e a escrita acolhem
Issa Watanabe + Sara Bertrand + Neide Almeida
Mediação: Ciça Fittipaldi

18h | Pré-Lançamento do livro
Patos e lobos-marinhos, conversas sobre literatura e juventude
Sara Bertrand

19h | Mesa 5
Comunidades leitoras inclusivas e criativas
Bel Santos Mayer + Ana Paula Carneiro + Maria Isabel Gonçalves.
Mediação: Valéria Pergentino

DIA 27

9h30 | Oficina
Qual o lugar da literatura negra em seu repertório de leitura?, com Neide Almeida

10h | Contação de histórias
Para as crianças, histórias que acolhem e encantam
Mira Silva + Mariana Caribé + Emília Nuñez + Helena Nascimento.

14h | Oficina
Qual o lugar da literatura negra em seu repertório de leitura?, com Neide Almeida (continuação)

16h | Mesa 6
Por um mundo sem fronteiras, é possível?
Alberto Acosta + Ailton Krenak.
Mediação: Dolores Prades e Valéria Pergentino

18h | Lançamento do Livro
Tecelagem – uma história ilustrada, de Goya Lopes

19 h | Encerramento: Pocket show de Flaira Ferro

Resultado do Concurso Literário: Quem eu sou no mundo

SERVIÇO

O que: FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL VIVALIVRO – LITERATURA COMO ACOLHIMENTO

Quando: 24 A 27 DE MARÇO DE 2021

Onde: YouTube: festavivalivro.org/youtube

Programação completa: www.festavivalivro.org

Inscrições gratuitas

Instagram: @festavivalivro

Facebook: /FestaVivaLivro