De 27 de abril a 1º de maio a realização do I Festival de Economia Saolidária de Vitória da Conquista será o ponto alto da inauguração do Boulevard Shopping, localizado na Avenida Olivia Flores, no bairro Candeias. Além da exposição e comercialização de produtos dos empreendimentos representando 13 Territórios de Identidade, acontecerá também uma boa programação com atividades culturais, apresentações de artistas locais e aulas de gastronomia. O evento é uma realização do Cesol do Território Sudoeste Baiano e Itapetinga e da Secretaria do Trabalho do Governo do Estado da Bahia. Na sexta-feira, dia 27, acontece a visita do Superintendente de Economia Solidária do Estado, Milton Barbosa ao Festival e no dia 28 o ato oficial simbólico com presença de autoridades do Estado e dos deputados Daniel Almeida, federal e Fabricio Falcão, estadual.

A Gastronomia no Festival

Um dos eventos mais esperados pelo público do Festival são as aulas-shows da Gastronomia de Raiz da Bahia, que serão ministradas pela Chef de Cozinha e Pesquisadora Rosa Gonçalves. Além das três aulas-shows tutoriais, ensinando receitas de pratos do Território de Identidade do Sudoeste e de outras regiões que acontecerão nos dias 27, 28 e 29 de abril, das 17 às 20hs, a Chef Rosa conduzirá uma Roda de Conversa, no sábado às 17 com o tema: “Os Sabores da Memória e a Gastronomia Identitária”, nas quais contará com presenças de chefes de cozinha e de representantes dos centros públicos de economia solidária do interior baiano, professores e estudantes de gastronomia e nutrição das faculdades e escolas de Vitória da Conquista e região,

O trabalho da Chef Rosa Gonçalves tem contribuído para ampliar os registros das raízes gastronômicas da Bahia. Há alguns anos ela se dedica a pesquisa e registro da gastronomia de diversas regiões do Estado. Essa aproximação resultou na realização de mais de 40 cursos de capacitação em municípios do interioranos e mais de uma dezena de festivais organizados ou planejados por ela nos quais reúne chefs renomados, produtores da agricultura familiar, associações produtivas, micro e pequenos empresários produtores de alimentos para participarem de rodas de conversas, aulas-show e oficinas gastronômicas, que são registradas em textos, fotos e vídeos gerando um acervo de conhecimento que ela considera como a reconstrução da “memória dos sabores dos territórios de identidade da Bahia”.

“A troca que se estabelece – diz a Chef Rosa – com os agricultores familiares e produtores de alimentos que me contam suas histórias, suas lembranças, seus modos de cozinhar, me enriquece acerca da riqueza gastronômica da Bahia, em troca ensino-lhes o que sei e venho aprendendo. São muito bons os resultados, todos saem ganhando e é bom porque as pessoas vão buscando na memória histórias que estavam adormecidas, e eu trabalho divulgando os produtos e receitas nos festivais que organizo, nos que participo e em palestras e assim vou dando minha contribuição ao fortalecimento de uma gastronomia que valoriza a identidade dos territórios e as pessoas que produzem os alimentos que chegam nas mesas daqueles que os consomem”.

Serviço I Festival de Economia Solidária de Vitoria da Conquista | Boulevard Shopping
Data: 26 de abril a 1º de maio de 2018

Horário: Sexta-feira, sábado, segunda e terça-feira das 10 às 22 horas e

                domingo das 12 às 22 horas.
Endereço: Avenida Olivia Flores, no bairro Candeias, Vitória da Conquista.

Entrada: Gratuita