De 26 de agosto a 5 de setembro, sob o tema ‘O Sertão e o Mar’, o evento vai celebrar a gastronomia, com um cardápio de atrações que vai movimentar a capital baiana de Stella Maris até o Centro Histórico, decolando em São Paulo e atravessando o Atlântico.

Temperou! O sertão vai virar mar ou o mar vai virar sertão? Os dois vão se encontrar durante o Festival de Cultura e Gastronomia de Salvador, o Tempero Bahia. Regido pelo tema ‘O Sertão e o Mar’, o festival tem início nesta quinta-feira, 26 de agosto, e fica em cartaz até o dia 5 de setembro, exaltando a gastronomia, a arte, a música e a cultura, em clima de festa gastronômica, nos vinte e oito restaurantes de Salvador, de Stella Maris até o Centro Histórico, oferecerão pratos criativos e cheios de sabores e saberes, assinados por chefs da Bahia, do Brasil, e de Portugal.

Para se adequar às exigências do período da pandemia, o evento — que entrou para o Calendário Nacional do Ministério do Turismo em 2019 e se consolidou na Bahia e no Brasil — tem curadoria da chef Tereza Paim. Nesta edição do evento o Tempero Bahia tem o Wish Hotel da Bahia, desde o ano de 2017, como o hotel oficial do evento. “O Festival retorna com o objetivo de movimentar a economia criativa de um dos setores mais afetados pela pandemia, trazendo sugestões de roteiros de experiência nos bairros do circuito de restaurantes do evento. Assim, fomentamos a cadeia produtiva nas mais diversas regiões de Salvador e integramos as atrações turísticas da cidade aos pratos elaborados para o evento”, afirma Djanira Dias, produtora e organizadora do festival.

O Tempero Bahia contará também com uma programação online no Instagram @temperobahiaoficial, Facebook e no site www.temperobahia.com.br.  Com o evento, o setor de bares e restaurantes, um dos mais afetados, busca começar a trabalhar o futuro e o resgate das experiências gastronômicas., a partir deste estímulo proporcionado pelo festival.

Restaurantes, Pratos e Chefs

Os mestres-cucas terão seus talentos e criatividade à prova. Participam do evento, os restaurantes: Amado; Bella Bistrot; Bella Napoli; Blue Praia Bar;; Carvão Restaurante; Casa de Tereza; Casarão do Mercure Rio Vermelho; Cuco Bistrô; De Além-Mar; Dendê Salvador; Donana; La Taperia; Lafayette; Lôro Bahia Marina e Stella Maris; Lucius Restaurante; Omi do Fera Palace Hotel; Paraíso Tropical; Passeio da Vitória do Wish Hotel da Bahia; Pasta em Casa; Restaurante Capim Santo (SP); Restaurante Escola SENAC Casa do Comércio e Pelourinho; Restaurante Ori; Soho; Solar Rio Vermelho; Tapas Bar 52 (Lisboa/Portugal); Toca do Cobra; Varanda Gourmet e Vini Figueira Gastronomia.

As fotos dos chefs e dos pratos podem ser conferidas no link abaixo: https://www.temperobahia.com.br/restaurantes/index.html

Cozinha Show

De forma online, aulas demonstrativas, expositivas e interativas vão marcar a maratona de cursos gratuitos com direito a certificado, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, a partir das ferramentas Microsoft Teams e no Youtube do SENAC Bahia. Chefs da Bahia como Fabrício Lemos, Cristiano Ribeiro e João Sérgio Rodrigues e do Brasil, como Carlos Ribeiro (PB/SP) e Jucilene Melo (PE) vão ministrar a Cozinha Show, com um bate-papo, sob o comando de Dina Rachid, e preparo de receitas. Para saber mais, basta acessar o link https://www.temperobahia.com.br/cozinha-show/index.html

Festival Cultura

O segundo momento do Tempero Bahia acontece no primeiro final de semana do evento, nos dias 28 e 29 de agosto, das 12h às 21h, com entrada gratuita, no Centro de Convenções de Salvador (CCS). O acesso será feito através de doação de 1kg de alimento não-perecível. A plateia estará dentro de seus carros, ao estilo Drive In, com direito a um Lounge, mesa e 2 cadeiras, ao lado do automóvel.

Oferecendo sonoridades de qualidade, a Música Instrumental terá lugar garantido, com seis atrações confirmadas, que farão shows a bordo de um pranchão elétrico. No sábado, 28, se apresentam as atrações Terra Brasilis, Live Sete e o projeto B.A.S. – Brasil Afro Sinphonic, com Armandinho Macêdo, Olodum e Maestro Yacocce Simões.

Já no domingo, 29, será a vez de Dadá do TromboneSkanibais e Kaverna Instrumental. Chorinho, ska jamaicano, rock instrumental, música instrumental brasileira e muito mais vão embalar o público participante, em um local aberto, ventilado, espaçoso e seguro.

Gastronomia

Para assistir aos shows vale a pena apostar nos stands de comidinhas. São elas, Casa de Tereza, Solar Rio Vermelho, Confeitaria Thiago Sá, Gastrô 360 e 4Rodas Burguer, que comercializarão comidas, no formato Take Away, pagou, pegou e levou, e para ser degustado no Drive In com lounges, onde acontecerão as apresentações musicais.
Através do clique no QR CODE, na sua vaga, o participante aciona o cardápio do evento através de um aplicativo e escolhe entre 5 cardápios de Cozinhas variadas participantes do evento. No link

https://www.temperobahia.com.br/programacao/index.html é possível conferir toda a programação.

Empório do Tempero

Empreendedores e microempreendedores exporão seus trabalhos de arte, design, moda e acessórios, de modo virtual, reunindo 26 expositores, comercializando produtos diversos. A relação completa dos participantes estão no https://www.temperobahia.com.br/programacao/index.html

O Tempero Bahia faz parte da Etapa Salvador do Projeto Tempero no Forte, inscrito na Lei de Incentivo à Cultura, é uma realização do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio do Super Bompreço, Ticket, e apoios do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador, Centro de Convenções Salvador, Sebrae Bahia, Senac e Bahiagás. Mais informações e novidades do festival pode ser conferido no site www.temperobahia.com.br