Um filhote de baleia jubarte encalhou na noite desta quinta-feira (29) na praia de Coutos, subúrbio ferroviário de Salvador.  Pescadores e moradores da região se reuniram na tentativa de manter o mamífero vivo  e acionaram os órgãos de proteção que só chegaram ao local no início da manhã desta sexta-feira (30).

Com a vazante da maré, o animal, que está ferido e sem forças corre o sério risco de morrer já que, além de estar sobre um leito pedregoso característico daquelas praias, pode sufocar sob o seu próprio peso.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, que fica na Praia do Forte, cerca de 20 mil baleias devem passar pelo litoral da Bahia, na região de Praia do Forte, em Mata de São João, e do arquipélago de Abrolhos, em Caravelas, durante a temporada de reprodução das jubartes, entre os meses de julho e outubro.

 

As baleias procuram águas quentes para se reproduzir nesse período do ano. Com a aproximação dos animais no litoral baiano, os pesquisadores notam uma tendência de crescimento do número de encalhes.

Em 2018 foram registrados 101 encalhes ao longo da costa brasileira. A previsão para este ano é de que os registros de encalhe sejam entre 102 e 131 casos, sendo que são raros os casos em que as baleias encalham vivas nas praias.

Da redação NB – foto: Vagner Souza