Washington continua mantendo a presença de suas tropas no território da Síria, apesar de não ter um mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas, nem um convite das autoridades de Damasco.

As Forças dos EUA na República Árabe da Síria enviaram um grande comboio com armas, equipamentos e “materiais logísticos” à base no campo petrolífero de Al-Omar, na região de Al-Jazira, na parte oriental da província síria de Deir ez-Zor, relata a agência estatal SANA, citando fontes civis locais.

A agência informa ainda que este deslocamento visa potencializar a ocupação dos EUA no campo de petróleo.

A notícia aponta que o comboio militar entrou no país através da fronteira com o Iraque.

Além disso, fontes locais em Hasakah, no sudeste da província de Al-Hasakah, disseram à SANA que dois helicópteros americanos foram avistados pousando na base de Al-Shaddadi, localizada na região.

As fontes alegam que a aeronave militar logo decolou com cerca de 25 soldados americanos voando na direção leste rumo à fronteira entre Iraque e Síria.

Veículo militar dos EUA patrulha campos de petróleo na Síria (imagem de arquivo)
© AP PHOTO / BADERKHAN AHMAD Veículo militar dos EUA patrulha campos de petróleo na Síria (imagem de arquivo)

Um contingente militar dos EUA continua operando nas regiões do sudeste da Síria controladas pelos curdos, apesar das fortes objeções de Damasco.

A administração anterior do ex-presidente, Donald Trump, prometeu duas vezes retirar todas as tropas, mas no final, deixou um pequeno grupo de militares para “manter o petróleo”.

 

Fonte: Sputnik Brasil