Visando contribuir com o aprendizado e treinamento de historiadores, profissionais de áreas afins e estudantes, a Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult), através do Centro de Memória da Bahia (CMB), realiza três cursos livres nos meses de setembro e outubro.

A primeira atividade é o curso livre de paleografia, com início no dia 28 de setembro e até o dia 2 de outubro, das 10h às 12h. O curso será ministrado por Ricardo Santana, mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. A atividade visa permitir que o aluno tenha conhecimento do conteúdo dos textos antigos, como também desenvolver a capacidade de identificar o período em que o documento foi produzido a partir de características específicas de momentos históricos, identificando sua origem, a forma e a evolução de cada tipo de escrita.

Já entre os dias 5 a 8 de outubro, das 14h às 16:30h, Ivana Bittencourt Severino, doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Ufba (2018), leciona curso livre de noções para organização de acervos pessoais. Esta atividade tem como objetivo identificar e localizar acervos de relevância histórica para estabelecer cuidados especiais que documentos históricos necessitam.

E no final do mês de outubro, de 19 a 23, das 10h às 12h, o curso história oral terá Cecília Soares, doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Este curso livre busca aperfeiçoar questões teóricas e metodológicas em pesquisas de história oral, além de apresentar as possibilidades do seu uso na produção científica através da análise dos vários autores que expõem as potencialidades e as restrições acerca da metodologia de história oral, sua evolução, sua forma de aplicação e os possíveis resultados.

Para o diretor do CMB, Walter Silva estes cursos tem o objetivo de “contribuir para a formação dos diversos profissionais e interessados que atuam no campo da cultura, mais especificamente na preservação e difusão da história e memória da Bahia”. O(a) interessado(a) pode se inscrever em todos os cursos livres até o dia 25 de setembro.

Serviço:

O que: Cursos livres
Quando: Curso de Paleografia (28 de setembro à 2 de outubro, das 10h às 12h); Curso livre de Noções para Organização de Acervos Pessoais (5 a 8 de outubro, das 14h às 16:30h); e Curso História Oral (19 a 23 de outubro, das 10h às 12h).
Como: Para fazer a inscrição clique aqui.

 

Fonte: Portal GOV BA