A fundadora da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), Tia Conça, será homenageada pelo trabalho que desenvolve há mais de 30 anos, com acolhimento e assistência integral a pessoas que vivem com HIV/AIDS, em Salvador. Tia Conça receberá uma homenagem do site Dois Terços em celebração ao Dia das Mães no dia 9 de maio, na sede da instituição.

Há 30 anos, na Rua da 28, conhecida nos anos 80 como Maciel, principal ponto de prostituição na capital baiana, nasceu o sonho de um local para acolhimento. Foi justamente nesse lugar, em um pequeno espaço no porão de um bar, que Tia Conça começou a atender uma família vivendo com HIV. A notícia se espalhou pela cidade e ela começou a atender outras pessoas e famílias, que ela ia conhecendo no Hospital Roberto Santos, onde trabalhava como enfermeira.

Desde então, ela entrou de cabeça na vida dessas famílias e assim nasceu a IBCM. Durante essa caminhada, ela criou uma creche para atender crianças com HIV e amparar suas famílias. Mas o trabalho de Tia Conça não parou na creche, continuou na ajuda às pessoas em situação de rua, às profissionais do sexo da Praça da Sé, no atendimento às travestis e transexuais da orla de Salvador e nas visitas quinzenais aos pontos de trabalho dessas profissionais para distribuição de cestas básicas, preservativos e encaminhamento das demanda das profissionais.

Diante das restrições impostas pela pandemia, Tia Conça tem acompanhado os trabalhos da instituição de forma remota.

Os serviços prestados pela IBCM vão além dos atendimentos. A instituição encaminha jovens com HIV para o mercado de trabalho por meio do projeto Jovem Aprendiz.

Para Genilson Coutinho, editor-chefe do Dois Terços, homenagear Tia Conça é também uma forma de homenagear outros benfeitores que existem espalhados pelo Brasil e que se dedicam para servir ao próximo.

“Ela merece todas as homenagens, diariamente, por sua luta pela vida e pelo amor em tudo que faz. Para nós, é um privilégio aprender com ela lições de vida e de amor ao próximo”, pontua Coutinho.

Sobre a IBCM

A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) é uma associação civil sem fins lucrativos, com notório trabalho social desempenhado há mais de 35 anos em Salvador. Mantém uma creche para 70 crianças de 2 a 5 anos, vivendo e convivendo com o HIV/AIDS. A IBCM promove o acolhimento de 28 famílias que convivem com HIV/AIDS, tendo como missão a redução da vulnerabilidade, principalmente, da população de rua e da população com maior risco social. A entidade atua ainda na prevenção e adesão ao tratamento e patrocina ações voltadas à garantia da segurança alimentar, combate de todo e qualquer tipo de discriminação e na defesa dos direitos e inserção produtiva das pessoas portadoras do HIV/AIDS.