O governador Rui Costa abriu espaço na sua agenda para participar ontem (14) da reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento dos Territórios (Cedeter), ocorrida no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan). O motivo da presença do governador no evento foi de prestigiar a despedida da presidência do vice-governador e secretário do Planejamento João Leão, que durante os últimos três anos e dois meses presidiu o Conselho, composto por representantes dos 27 Territórios de Identidade do Estado.

Na sua fala o governador Rui Costa ressaltou “o importante papel que cumpre o Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial que, sob a presidência de João Leão, implementou importantes ações visando tanto o fortalecimento das organizações e da sociedade nos territórios quanto a implantação de novos e importantes projetos de desenvolvimento”.

Para o vice-governador e secretário João Leão “o objetivo do Cedeter é este, levar para o interior do Estado novos projetos quer possam induzir o crescimento sustentável dos Territórios de Identidade. Projetos de grande e de pequeno porte, pois, os territórios precisam de desenvolvimento, geração de riquezas, precisam de oportunidades para quem quer empreender, para quem quer trabalhar e para o fortalecimento da Bahia. A presença do governador Rui Costa nesta reunião é a demonstração da seriedade com que o nosso governo trata os interesses dos Territórios baianos”.

Continuando João Leão ressaltou que “nesses três anos e dois meses a frente da presidência do Conselho atuamos para com a Agenda Territorial de Desenvolvimento (AGTER) implantar projetos que irão transformar as regiões da Bahia, a exemplo do “Terra Livre” que irá assistir e capacitar os produtores rurais para receberem seus títulos de terra, capacitar para a produção e o acesso ao crédito. Trabalhamos a implantação de usinas de produção de açúcar no sub-médio São Francisco e já estamos implantado a primeira delas; estamos iniciando a produzir vinhos de alta qualidade em Morro do Chapéu na Chapada Diamantina e estruturando um grande projeto de fruticultura para produção de sucos em Nova Soure, no semi-árido nordeste II”.

Participaram também da reunião do CEDETER, além dos representantes dos 27 Territórios de Identidade, o secretário Jerônimo Rodrigues, do Desenvolvimento Rural; Carlos Martins, secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e Walter Pinheiro, secretário de Educação do Estado.

 Ascom/Seplan