Foto: Ascom/CAR

O Governo do Estado, através do projeto Bahia Produtiva, vem transformando regiões rurais onde a escassez de água é mais intensa e a vida mais difícil. Por meio do projeto, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), serão ampliados e recuperados 112 sistemas de abastecimento de água e construídos 1.400 banheiros residenciais em 213 comunidades, de 15 municípios, beneficiando 17,5 mil famílias.

O agricultor Carlos Benicio de Sousa, morador da comunidade de Palmeirinha, município de Seabra, conta que tinha que caminhar uma longa distância, a pé, em busca de água, mas há quatro meses, essa rotina foi modificada com a implantação de um poço artesiano.

O investimento mudou a rotina do agricultor: “Nós pegávamos o balde e íamos buscar água da fonte que ficava muito longe, depois essa fonte secou e ficamos sem água. Esse poço facilitou muito a vida da nossa comunidade. É um sonho que está se transformando em realidade. É a primeira vez que temos água em nossa comunidade. Além de aliviar as pernas, agora tem água de qualidade para todos”.

Seu Carlos foi o primeiro da comunidade a ser beneficiado com a construção dos novos banheiros: “Meu sonho era, um dia, deixar a água cair sobre o corpo, sem precisar me lavar com uma bacia, e em partes. Quando disseram que construiriam os nossos banheiros, fiquei muito feliz. Muita gente da comunidade nunca teve um banheiro na vida”. Ao todo, 91 famílias de Palmeirinha foram beneficiadas pelo Bahia Produtiva, e 29 casas contempladas com as instalações de módulos sanitários.

Público prioritário

Entre os beneficiários estão comunidades quilombolas, povos indígenas, agricultores familiares, empreendedores e famílias assentadas. O objetivo é levar qualidade de vida para as famílias que mais sofrem com a falta de água na Bahia, promovendo a adoção de práticas de gestão sustentável e assegurando o direito do acesso à água potável.

As ações, voltadas para o abastecimento de água e saneamento domiciliar, contam com a parceria da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos (Cerb).  Os investimentos são provenientes de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e Banco Mundial.

As famílias beneficiadas também recebem capacitação técnica sobre o manuseio da água, para que haja melhor aproveitamento e sustentabilidade do sistema. Os banheiros sanitários obedecem a um modelo padronizado, possibilitando destino adequado dos esgotos no domicílio.