Imagem divulgação

Na próxima quarta-feira (01/09), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, realiza audiência pública, em formato exclusivamente virtual, para apresentação do Projeto de Concessão do Centro de Abastecimento de Salvador (CEASA). A transmissão ao vivo será disponibilizada a partir das 14h, no canal do YouTube da SDE (https://www.youtube.com/c/SDEBahia). O evento será realizado de forma virtual, obedecendo os protocolos de prevenção para minimizar os riscos de transmissão da Covid-19.

O público poderá se manifestar durante a audiência virtual por meio do formulário que estará disponível na descrição da transmissão

Consulta Pública

A concessão pública será por um período de 35 anos, e prevê que o futuro concessionário ficará responsável por construir quatro novos galpões, uma praça de alimentação, um prédio logístico de funcionários, instituir o Banco de Alimentos, Banco de Caixas, Central de Tratamento de resíduos sólidos, um local para desenvolvimento de projetos sociais, um novo frigorífico, reforma dos cinco galpões existentes, ampliação da área de carga e descarga, implantação de estacionamentos e área de convivência, além de operar adequadamente o equipamento.

O regulamento e a documentação objeto da consulta pública podem ser obtidos no endereço eletrônico www.sde.ba.gov.br/index.php/concessaoceasasalvador/.

Os comentários e sugestões que contribuirão para o aprimoramento do processo de licitação serão sistematizadas pela Comissão de Planejamento, Coordenação e Supervisão do processo referente à Concessão da Ceasa/Ba.

Histórico

A Central de Abastecimento da Bahia (Ceasa) foi fundada em 28 de março de 1973 com a finalidade de racionar e otimizar os processos de comercialização e abastecimento de produtos alimentícios, disponibilizando infraestrutura, gerenciamento apoio logístico e serviços complementares, priorizando a regularidade de oferta o fluxo de informações no segmento da produção e o fortalecimento do livre comércio.

A Ceasa possui um importante papel na cadeia produtiva e de distribuição dos produtos hortifrutigranjeiros, pois contribui na garantia de escoamento, servindo assim para assegurar a produção agrícola e o desenvolvimento no campo. A Central de Abastecimento representa hoje o mais importante mercado atacadista de hortifrutigranjeiros da região, atendendo a supermercados, hotéis restaurantes, hospitais e pequenos comerciantes. Comercializando em média 140 itens que compõem a cadeia de produtos hortifrutigranjeiros. A Ceasa possui 941 mil metros quadrados de área total, e 493 mil metros quadrados de área construída.