Mesa da Audiência Publica com presença do vice-governador João Leão, secretário Marcos Cavalcante, da Seinfra, deputados Cacá Leão e Antonio Henrique Junior, o especialista em PPP Thomaz Anke e a engenheira Maria Amélia, da Seinfra.

Fruto do intenso trabalho do governador Rui Costa e do Vice-Governador João Leão as populações dos Territórios de Identidade de Irecê e Velho Chico estão próximas de receber uma substancial melhoria de qualidade na mobilidade rodoviária intermunicipal com o conjunto de obras que será realizada pelo Governo do Estado através de uma Parceria Público Privada (PPP), para isso foi realizada hoje, 18/01, no auditório da Seinfra uma Audiência Pública que esclareceu dúvidas e recolheu sugestões para o processo licitatório das obras de recuperação da BA-052 – Estrada do Feijão – e da construção da Ponte sobre o rio São Francisco, entre Xique-Xique e Barra.

O vice-governador e secretário do Planejamento João Leão, que é membro do Conselho Gestor da Rede PPP do governo do Estado e também um dos idealizadores da construção da ponte ligando Xique-Xique a Barra, considera esta “uma obra que vai impactar positivamente os dois territórios, o de Irecê e o Velho Chico, ampliando a geração de empregos através da instalação de novos projetos agroindustriais e também contribuirá para uma economia de tempo nos deslocamentos intra-regionais. Imaginem a importância destas obras – a Estrada do Feijão tem um importante papel para o escoamento da produção agrícola do Estado e a Ponte ligará dois municípios de grande relevância cultural e econômica que são Xique-Xique e Barra. Serão beneficiados mais de 100 municípios dos territórios de identidade de Irecê, Velho Chico e Oeste da Bahia. O investimento será de R$ 705 milhões ao longo de 20 anos de concessão”.

A Estrada do Feijão vai passar por recuperação nos 462 km de extensão, entre Feira de Santana e Xique-Xique. Além disso, 85 quilômetros da BA-160, de Xique-Xique a Barra também vão receber os serviços de restauração. A próxima etapa, após a Audiência Pública, é a finalização do edital de licitação com as alterações sugeridas e sua publicação no mês de março.

Fonte:Ascom/Seplan