As seis Unidades Dedicadas ao Atendimento às Síndromes Gripais implantadas pela Prefeitura de Salvador para reforçar a assistência da rede de urgência e emergência na capital durante a pandemia da COVID-19 já realizaram cerca de 7,5 mil atendimentos.

Os postos que funcionam ininterruptamente, em regime 24 horas, são destinadas exclusivamente para casos de doenças respiratórias, como o novo coronavírus e o H1N1. Somente no Gripário do Pau Miúdo – último inaugurado pela gestão municipal em anexo ao Pronto Atendimento Maria Conceição Imbassahy, em 17 de agosto -, foram contabilizados mais de 820 atendimentos, sendo que 48 pacientes que apresentaram quadro clínico mais agravado necessitaram de internamento na unidade.

“A estrutura e fluxos implantados garantem um atendimento ágil e sem filas, fato que minimiza os riscos de disseminação viral entre os usuários do serviço. Também contamos com equipes completas e qualificadas que proporcionam um elevado índice de resolutividade do equipamento”, destacou José Saturnino Rodrigues, superintendente da Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), instituição gestora do Gripário do Pau Miúdo.

Além do Gripário do pau Miúdo, outras cinco unidades já estão funcionando em anexo às UPAs do Barris, Paripe, Valéria, Pirajá/Santo Inácio, além da Ilha de Bom Jesus dos Passos -, um aporte de 89 leitos que garantiram o incremento de 21% da expansão assistencial de emergência em toda cidade.