Uma técnica que consegue obter um embrião saudável em metade do tempo normal. Essa foi uma das principais novidades apresentadas pelo Grupo IVI no encontro da ESHRE – European Society of Human Reprotuction and Embriology. O congresso, que chegou à sua 37ª edição, foi realizado na última semana, de forma online, e reuniu especialistas de todo o mundo, na área de reprodução assistida e embriologia.

Em 2021, o evento ocorreu pela segunda vez no formato virtual, ainda em decorrência da pandemia. O Grupo IVI, do qual faz parte o IVI Salvador (unidade localizada na capital baiana, que é a sede no Brasil), tem sido um dos destaques do congresso, e no total apresentou 50 trabalhos e 2 pesquisas.

A nova técnica, carro chefe de uma das primeiras apresentações do IVI no congresso deste ano, chama-se DuoStim. “Sabemos que as mulheres lutam contra o relógio e, às vezes, a realização do sonho da maternidade – tendo a garantia de que o bebê será saudável – termina sendo um fardo para essa mulher. A perda de quantidade de óvulos é enorme com o passar dos anos e, além disso, há perda na qualidade. Isso pode influenciar em possíveis alterações cromossômicas. Tempo é um elemento realmente importante”, explica a Diretora Médica do IVI Salvador, Dra. Genevieve Coelho.

DuoStim, como funciona e implicações

Os detalhes da exposição na ESHRE ficaram a cargo da ginecologista do IVI Madrid, Dra. María Cerrillo. A técnica surge como uma alternativa em pacientes de baixa resposta, que precisam acumular o maior número de ovócitos, e posteriormente embriões, no menor tempo possível, para realizar um diagnóstico genético pré-implantação dos mesmos (PGT-A, por sua sigla em inglês). Para pacientes com prognóstico severo, a técnica é ainda mais importante. Nesses casos, otimizar os tempos de obtenção de ovócitos e embriões é fundamental para a obtenção de um bebê saudável.

“A ideia do DuoStim surge da verificação de que ovócitos obtidos em fases diferentes da folicular são igualmente úteis e viáveis. Embora a literatura já ofereça estudos e dados sobre a realização de dois estímulos consecutivos em determinados pacientes, somos os primeiros a comparar dois estímulos no mesmo ciclo com dois estímulos retardados. A conclusão revela que as pacientes estimuladas pelo DuoStim conseguiram reduzir o tempo de obtenção de um embrião saudável para a transferência quase pela metade e, portanto, uma maior probabilidade de reduzir o tempo até a gravidez”, explicou a Dra. Cerrillo.

Para este trabalho, foram recrutadas 80 pacientes, com idade superior a 38 anos e com necessidade, devido às suas características, de realização de PGT-A. Foram estabelecidos dois grupos, um com DuoStim (o protocolo DuoStim consiste em realizar dois estímulos consecutivos, o segundo após a punção do primeiro, sem esperar a menstruação) e outro com 2 estímulos retardados.

Por fim, e após algumas exclusões, uma amostra de 27 pacientes permaneceu em cada um dos grupos. Segundo a Dra. María Cerrillo, “ao comparar os resultados dos dois grupos, constatou-se que não houve variação nos dias em que foram realizadas as duas estimulações, nem no número de ovócitos obtidos, nem de embriões sãos; a principal diferença estava no número de dias necessários para obter um embrião saudável. No caso de pacientes estimulados com DuoStim, o tempo para atingir um embrião euplóide foi de 23,3 dias em comparação com 44,1 dias no grupo controle, ou um grupo de pacientes estimulados por dois estímulos convencionais retardados”.

As características dos pacientes em ambos os grupos foram semelhantes (mais de 38 anos, média de AMH 0,92, IMC e contagem de folículos antrais semelhantes). As diferenças nos ciclos entre os dois grupos também foram semelhantes (dose de gonadotrofina, dias de estimulação, taxa de fertilização, taxa de blastocisto, implantação, gravidez …). A única coisa diferente foi o tempo necessário para se obter um embrião euplóide (cromossomicamente normal ou saudável), onde os tempos foram cortados quase pela metade.

“De acordo com os dados que foram apresentados pelas nossas colegas do IVI Espanha, o DuoStim surge como uma ferramenta fundamental em pacientes que precisam ter e acumular o maior número de embriões saudáveis. Pacientes com baixa resposta, com as quais estaríamos ganhando um tempo muito valioso que, às vezes, elas não têm”, pondera a Dra. Genevieve. “Essa técnica vai ajudar muitas mulheres no Brasil e dinamizar o processo de reprodução assistida”, conclui.

Sobre o IVI – RMANJ

IVI nasceu em 1990 como a primeira instituição médica em Espanha especializada inteiramente em reprodução humana. Desde então, ajudou a criar mais de 200.000 crianças, graças à aplicação das mais recentes tecnologias em Reprodução Assistida. No início de 2017, a IVI fundiu-se com a RMANJ, tornando-se o maior grupo de Reprodução Assistida do mundo. Atualmente tem 60 clínicas em 9 países e é líder em Medicina Reprodutiva. Em 2020, a unidade IVI Salvador completa 10 anos. https://ivi.es/ – http://www.rmanj.com/