Para incentivar as doações de sangue e melhorar os estoques na Bahia, a Fundação Hemoba vai reforçar os atendimentos durante o feriado prolongado, com abertura no sábado (5) e na segunda-feira (7), das 7h30 às 12h30, na sua sede, na Vasco da Gama. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, mas também poderão ser agendados previamente através do número 3116-5643.

No Salvador Shopping, o posto de coleta estará aberto no sábado (5), de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial, das 12h às 19h30, com atendimento ao público espontâneo, respeitando a capacidade de 8 pessoas por vez. Na segunda-feira (7), a loja estará fechada.

No contexto da pandemia, os estoques de sangue até agosto de 2020 tiveram uma queda significativa, representando uma baixa de 17% de candidatos à doação e de 15% de bolsas coletadas em relação ao mesmo período de 2019. Para evitar essa constante, a Hemoba tem atendido por Hora Marcada e tem levado os Hemóveis a bairros e condomínios no intuito de facilitar o acesso das pessoas à doação de sangue.

O médico hematologista e diretor da Hemoba Fernando Araújo explica que dado o cenário de pandemia e isolamento social, os números assustam especialmente pelo aumento das demandas transfusionais. “Além de atender às situações de emergência, cirurgias eletivas, pacientes em tratamento oncológico e com doenças hematológicas, passamos a enviar homocomponentes para as unidades de atendimento ao covid-19”, frisa.

No interior

Nas unidades do interior, a situação é mais difícil, por conta do baixo número de candidatos à doação, o que demanda ainda mais dos estoques da capital baiana. Unidades da Hemoba como as de Feira de Santana, Camaçari, Eunápolis e Vitória da Conquista têm apresentado estado crítico para os principais tipos de sangue nas últimas semanas, a exemplo dos tipos O+, O- e A+.

Para atender a demanda regional, os 24 postos de coleta espalhados pela Bahia têm realizado os Sabadões Solidários, com atendimento aos sábados pela manhã. Neste sábado (5), o Sabadão vai acontecer na unidade de Jacobina, localizada na Praça Rui Barbosa, com atendimento aos grupos da mineradora Yamana Gold e público espontâneo das 8h às 12h.

Campanha Doe uma gota de carinho

Em parceria com a Polícia Militar da Bahia e com o objetivo de ampliar a cobertura de coleta, a Hemoba também iniciará nesta terça-feira (8) uma campanha de doação de sangue com os militares, com dois postos abertos à sociedade civil em Salvador: um na Vila Policial Militar do CAB (08 e 09/09) e outro na Vila Policial Militar do Bonfim (10 e 11/09), das 08h às 17h. Os atendimentos também estarão acontecendo nos postos de coleta do interior do estado durante o período de 08 a 11 de setembro.

Fonte: Ascom/ Hemoba