O grupo de trabalho para implantação do prontuário eletrônico no Hospital Geral Roberto Santos (GT-AGHUse-HGRS) deu início à capacitação para funcionários da unidade de emergência. Devido à pandemia da Covid-19, a ação ocorre, nesta semana, em um espaço que permite manter o distanciamento social, respeitando todas as orientações fornecidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-HGRS) e pelo Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast-HGRS).  
De acordo com o diretor administrativo do Hospital Roberto Santos, Josemar Cunha, esta etapa da capacitação tem conclusão prevista para o início de 2021. “Após o treinamento, as unidades passam pela operação assistida, quando deixam de utilizar as pastas de rede e passam a usar o sistema AGHUse”, explica Josemar Cunha, que acrescenta: “já implantamos nas UTIs [unidades de terapia intensiva] e enfermarias. Depois da fase da emergência, ou até mesmo em paralelo, implantaremos na farmácia, estoque e almoxarifado”.
Desenvolvido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico AGHUse é considerado referência no país. Entre os objetivos principais do uso do software estão a integração e informatização dos dados de cada paciente.
“O prontuário eletrônico é realidade nos hospitais mais avançados do mundo. Com ele, temos todas as informações clínicas dos usuários, pedidos de exames, receitas de medicamentos, além de conseguirmos gerir as internações, com a possibilidade de eliminarmos o excesso de papéis utilizados no cotidiano hospitalar”, destaca o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima Filho.
Fonte: Ascom/HGRS