Mais de 300 pacientes que tiveram Covid-19 e apresentaram algum tipo de sequela pós-infecção estão sendo acompanhados no Ambulatório Pós-Covid do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), segundo informação do diretor da unidade, Marcelo Chaloub. Com equipe formada por médico, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista, o ambulatório recebe em torno de 50 novos pacientes por semana. Após passar por avaliação com estes profissionais, os pacientes são encaminhados para os atendimentos necessários.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a proposta do Ambulatório Pós-Covid é atender aqueles que tiveram as formas moderada ou grave da infecção, ou seja, os que necessitaram de internação hospitalar. No serviço, o paciente é acompanhado por um ano, com consultas a cada três meses, e sempre que necessário, é submetido a sessões de fisioterapia e reabilitação”, afirma o secretário.

“Podem ser acompanhados no ambulatório pacientes com mais de quatro semanas do início dos sintomas, que permaneçam com alguma queixa, principalmente fraqueza, tosse ou falta de ar”, como explica Chaloub.

Pacientes que precisam de acompanhamento pós-Covid-19 devem agendar a consulta no Ambulatório Pós-Covid do Hospital Especializado Octávio Mangabeira exclusivamente através dos telefones (71) 3117-1677 ou (71) 3117-1761 ou pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)