Rebeldes houthis do movimento Ansar Allah no Iêmen disseram ter atacado uma base aérea localizada no sudoeste da Arábia Saudita com dois drones.

O porta-voz das tropas houthis, Yahya Saree, anunciou o ataque nesta quinta-feira (1º) em sua conta no Twitter.

A coalizão militar liderada pelos sauditas, no entanto, relatou a interceptação de dois veículos aéreos não tripulados carregados de explosivos que foram lançados contra a base saudita.

É a segunda declaração dos houthis sobre ataques à Arábia Saudita em 24 horas. Nesta quarta-feira (31), os rebeldes disseram ter utilizado quatro drones no ataque.

 Um soldado houthi uniformizado caminha em frente a um veículo militar
© REUTERS / MOHAMED AL-SAYAGHI Um soldado houthi uniformizado caminha em frente a um veículo militar

Conflito no Iêmen

O Iêmen vive um conflito armado desde 2014 entre os apoiadores do presidente Abdo Rabu Mansur Hadi e os rebeldes houthis do movimento Ansar Allah.

Em março de 2015, uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita interveio no conflito, ao lado do presidente iemenita.

Em retaliação ao constante bombardeio aéreo saudita no norte do Iêmen, os rebeldes houthis atacam a infraestrutura petrolífera e os aeroportos da Arábia Saudita.

Na sexta-feira passada (26), os houthis lançaram uma operação em grande escala contra a Arábia Saudita para marcar os seis anos do início do conflito no Iêmen.

Fonte: Sputnik Brasil