Itaberaba: Sobe para 26 o número de mortes por covid-19; município tem mais de mil infectados

 Foram 22 novos casos de covid em 24h | FOTO: Montagem do JC |

O número de casos confirmados alcança a casa dos três dígitos, 1.005; sobre pessoas curadas, o município teve um aumento expressivo de 5,5%, passando de 618 para 652 casos.

Além do registro de 22 novos casos de covid-19 em 24h, o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, contabilizou no boletim epidemiológico desta quinta-feira (6) mais dois pacientes que morreram em decorrência da doença respiratória aguda grave. Com isso, o município totaliza 26 óbitos desde o início da pandemia. O número de casos confirmados alcança a casa dos três dígitos, 1.005. Sobre pessoas curadas, teve um aumento expressivo de 5,5%, passando de 618 para 652 casos, permanecendo bem acima do número de casos ativos em 325 casos, ou 99,39%, conforme texto de assessoria publicado no site oficial da prefeitura.

Já foram realizados cerca de 4.077 testagens e 501 pessoas seguem em monitoramento pela equipe de saúde e 174 pessoas tem suspeita de ter contraído a covid-19. No mapeamento de casos ativos por localidade, os bairros com maiores números de pessoas infectadas continuam sendo o ‘Centro’ e ‘Caititu’, com 37 casos cada. ‘Independente tem 27, ‘Barro Vermelho’, 22, ‘Loteamento Bahia’ registra 19, e ‘Campo do Governo’ tem 13. Na zona rural, duas comunidades apresentam infectados: ‘Areia Branca’ e ‘Região da Serra Verde 1’. Todos com um caso ativo.

Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Itaberaba apresenta os seguintes dados: dos 20 leitos de UTI ativos, sete estão ocupados (35%), e dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente (15%). A taxa de ocupação geral é de 25%, conforme dados de assessoria.

A Secretaria de Saúde, da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), destaca que os números do boletim são dinâmicos. Na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. A prefeitura reitera que a colaboração de todos é fundamental no combate ao novo coronavírus e por isso reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro.

Jornal da Chapada

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui