No mapeamento de casos ativos por localidade, 34 bairros e sete regiões rurais estão na lista com casos ativos de covid-19 | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Agora são 1.413 casos confirmados, sendo 1.059 pessoas já curadas, 324 em recuperação e 30 óbitos por causa da doença infectocontagiosa.

O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou nesta segunda-feira (24) mais uma morte decorrente da covid-19. Também é informado que o número de diagnóstico de coronavírus (Sarcs-CoV-2) chegou a um total de 1.413. O boletim epidemiológico ainda aponta para um total de 1.059 casos curados, 324 pessoas em recuperação e 30 óbitos decorrentes da doença respiratória aguda grave.

De acordo com texto de assessoria, publicado na página oficial da prefeitura, o número de pessoas curadas continua crescendo e teve um aumento significativo, passando de 1.024 para 1.059, bem acima do número de casos ativos. Além disso, já foram realizados cerca de 6.280 novos testes (entre testes rápidos e laboratoriais), 560 pessoas seguem em monitoramento pela equipe de saúde e 236 pessoas estão em observação, com suspeita de terem contraído a doença.

No mapeamento de casos ativos por localidade, 34 bairros e sete regiões rurais estão na lista com casos ativos de covid-19. ‘Caititu’ tem 33, ‘Centro’ e ‘Barro Vermelho’ têm 29 cada, ‘Loteamento Bahia’, 17, e ‘São João’, 15. As sete comunidades rurais com casos ativos são ‘Bom Jardim’, ‘Região dos Patos’, ‘Santa Quitéria’, ‘Itaíba’ e ‘Região do Lajedo Coberto’, todos com um caso cada. ‘Região do Campo de Avião’ diminuiu o número de três para um e ‘Região do Km 8’ também tem quatro casos.

Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, nove estão ocupados (45%), e dos 20 leitos clínicos, 10 estão ocupados atualmente (50%). A taxa de ocupação geral é de 47,50%, conforme dados de assessoria.

Caso tenha sintomas gripais (tosse, febre, coriza) procure a UPA 24h de Itaberaba. Porém, para outras emergências e/ou se apresentar sintomas compatíveis com a covid-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou procure o Pronto Socorro, na Maternidade Ana Catarina, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Após encaminhamento, consulte-se com o médico.

Uma vez diagnosticado com covid-19 pelo médico, receba as orientações e prescrição dos medicamentos que você deverá usar. O médico poderá solicitar exames complementares. Inicie o tratamento prescrito imediatamente. Mantenha seu médico sempre informado da evolução dos sintomas durante o tratamento e siga suas recomendações.

Jornal da Chapada