Itaju do Colônia: Agricultores e agricultoras do município ganham reforço na produção com entrega de mudas

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Agricultores e agricultoras do município de Itaju do Colônia, localizado no Território de Identidade Litoral Sul, estão sendo beneficiados com a entrega de 8.864 mudas de mandioca, frutíferas e essências florestais, destinadas ao plantio nas propriedades rurais da Agricultura Familiar. Na ação, foram beneficiadas 35 famílias cadastradas pela Prefeitura Municipal de Itaju da Colônia, no Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes, com investimento de mais de R$ 17 mil.

A entrega aconteceu durante a visita do governador Rui Costa ao município, nesta quinta-feira (12). A iniciativa é executada por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo é qualificar a produção da agricultura familiar, para obter melhores resultados, além de possibilitar a formação de pomares e a recomposição de áreas de preservação permanente e de reserva legal.

Leonardo Lino Carvalho, diretor de Agregação de Valores e Acesso a Mercados, da Suaf, ressaltou que, em mais uma ação do Governo do Estado, a SDR, por meio da Suaf, vem dando continuidade à estratégia das entregas de mudas para a agricultura familiar: “A ação fortalece diversos sistemas produtivos de municípios baianos, ampliando o potencial de produção de alimentos das famílias de agricultores e, consequente, melhorando a renda, com a comercialização desses alimentos”.

No Território Litoral Sul, o total de investimento com entregas de mudas frutíferas e essências florestais é de R$450 mil, beneficiando diretamente mais de mil agricultores familiares.

Outras entregas 

Foram também entregues pelo Governo do Estado, no município, uma nova quadra poliesportiva coberta com vestiário, no bairro Gerson Varjão, a reforma do Colégio Estadual Cordeiro de Miranda, e um caminhão-pipa para o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, que atende 10 municípios: Arataca, Camacã, Santa Luzia, Jussari, Pau Brasil, Itaju do Colônia, São José da Vitória, Una, Canavieiras e Mascote.

Mais ações
Foram autorizados ainda, os convênios para que sejam concluídas as obras da Creche Pró-Infância e de uma escola com seis salas, no distrito de Palmira. O governador anunciou também a implantação do sinal de telefonia celular da operadora Claro, em Palmira, há 18 quilômetros da sede do município. Com o programa, localidades rurais do estado da Bahia, passarão a ter cobertura de sinal de celular.

Ascom SDR/CAR