Jair ganha a batalha da imbecilidade e o povo sai às ruas. Viva a ignorância!

um vizinho (e eu quase o diria um amigo), pescador, motorista de ambulância e bolsonarista extremo me saiu, na última quinta-feira com uma pérola típica dos  defensores mais ardorosos do presidente brasileiro ao repercutir (ou papagaiamente repetir) uma afirmação cunhada pela equipe de comunicação do gabinete presidencial e exarada dos lábios do próprio capitão em mais um desses eventos matinais de brasilha: “depois dessa crise, vocês vão dizer que os cientistas estavam errados e o presidente estava certo o tempo todo!”

Afrase afirmativa e majestática nasceu como arma a ser usada contra os defensores do isolamento social e aqueles que criticam a paixão de Bolsonaro e uma parte do seu grupo ministerial pelo medicamento hidroxicloroquina ou, com mais intimidade, “cloroquina” como remédio eficaz contra a sars-cov-19 ou também intimamente, coronavírus.

Em meio aos impropérios dirigidos à rede globo de televisão – eleita por dez entre dez bolsonaristas como responsável pela explosão da pandemia no brasil – e ao médico Dráusio Varela que acaba de ser nomeado ‘médico da globo’ esse meu vizinho, ao repetir a frase de Bolsonaro me fez lembrar de Fernando Collor de Mello que se apossou de uma frase secular da filosofia grega ao vaticinar: “o tempo é o senhor da razão.” isto, nos estertores do seu malfadado mandato.

O messias Bolsonaro tem, em sua personalidade, algumas características que fariam a alegria de qualquer psiquiatra ou analista da natureza humana se ele se permitisse a tal estudo. o culto à personalidade de homens que tendem a pruridos ditatoriais como Donald J. Trump, presidente norte americano e seu ídolo maior depois de Edir macedo, Olavo de carvalho e Carlos Bolsonaro, seu filho (e aqui, invertem-se os papéis com o filho se tornando referência para o pai); a mudança repentina de humor e de opinião e a aversão absurda que tem a ser contrariado. “Bolsonaro odeia sombra” dizem os chegados ao seu cercadinho.

Evangélico, o presidente queria que serviços religiosos como cultos e outras práticas se tornassem parte dos serviços essenciais da nação como saúde, educação, segurança e etc. não conseguiu e esperneou horrores. é quase a mesma coisa de quando quis nomear outro dos seus filhos – aquele que passou um tempo nos istêites aperfeiçoando o ingrêis ao fritar hambúrgueres como embaixador brasileiro junto à maior potência mundial.

Contra tudo e contra todos, o presidente brasileiro se opõe ferozmente contra o isolamento social e contra o seu ministro da saúde, Luiz Mandetta (seguramente o seu hoje mais importante e sério auxiliar – pelo menos tecnicamente) e chegou a cogitar em demiti-lo: “a caneta ainda funciona!” teria dito. os dois tiveram vários ‘arranca-rabos’ em meio a reuniões ministeriais e os alcoviteiros de plantão como Onyx Lorenzoni e Osmar Terra, por exemplo, se apressarem a limpar as gavetas de Mandetta. não deu certo. a popularidade de Mandetta subiu aos céus e Bolsonaro quase desce aos infernos antes do terceiro dia.

Entre os que se aliaram, desde o início, ao presidente na cruzada contra o isolamento proposto pela organização mundial da saúde e outros organismos para combater a covid-19 estão prioritariamente pastores, “bispos” e “apóstolos” pentecostais como R.R. Soares, Valdemiro Santiago e o próprio Edir Macedo, dentre outros menos midiáticos. a razão? suas igrejas perdem uma receita brutal com o confinamento. quer razão mais lógica? o fiel Bolsonaro, de imediato, baixou um decreto liberando os cultos. perdeu para a justiça que determinou o contrário.

Como um menino malcriado, Bolsonaro desobedece sistematicamente as regras do combate ao coronavírus e, para mostrar que não está isolado, vai a padarias, farmácias de bairro, feiras-livres só faltando mesmo ir a uma festa de paredão. como ele é inimigo da rede globo, uma visita ao BBB 20 está descartada. mas sendo como é… quem sabe?

Ao pregar a quebra do isolamento e sair por aí, o presidente finalmente conseguiu uma vitória. como nas eleições em que se consagrou como aquele que derrubou o poste de Luizignatiusluladasilva, Bolsonaro mostra que a imbecilidade, a ignorância e a irresponsabilidade (inclusive para com os outros) é contagiosa e contamina rápido. apenas 48 ou 49 por cento das cidades brasileiras estão respeitando as regras.

Muitos ainda morrerão, mas a falta de senso, não. carpe diem!

17 COMENTÁRIOS

  1. Thanks for ones marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it, you will be a great author. I will always bookmark your blog and may come back very soon. I want to encourage that you continue your great job, have a nice afternoon!|

  2. Thank you for some other informative website. The place else could I get that type of info written in such an ideal method? I’ve a mission that I’m just now working on, and I have been on the look out for such information.|

  3. Undeniably believe that which you stated. Your favorite justification appeared to be on the internet the simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get irked while people think about worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks|

  4. You’re so interesting! I don’t believe I’ve truly read something like that before. So great to discover another person with some genuine thoughts on this subject matter. Seriously.. thank you for starting this up. This web site is one thing that’s needed on the internet, someone with a bit of originality!|

  5. Please let me know if you’re looking for a article writer for your
    blog. You have some really good posts and I think I would be
    a good asset. If you ever want to take some of the load
    off, I’d love to write some articles for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please shoot me an email if interested. Many thanks!

  6. My spouse and I stumbled over here from a different
    page and thought I might check things out. I like what I see so now i am following you.
    Look forward to looking at your web page for a second time.

  7. Hmm it appears like your blog ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything. Do you have any points for beginner blog writers? I’d certainly appreciate it.|

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui