‘Jesus não nasceu em 25 de dezembro, nem em Belém, nem era esse seu nome’

Postado em 27/12/2017 14:44 - Atualizado em: 27/12/2017 14:52
Share Button
© Sputnik/ GABRIEL NASCIMENTO

Em 25 de dezembro, milhões de fiéis de dezenas de países celebraram uma das festas mais importantes do Cristianismo, a celebração do nascimento de Jesus, na atual Palestina. No entanto, segundo um artigo do jornal britânico The Telegraph, Jesus não nasceu em 25 dezembro, nem em Belém, nem era esse seu nome verdadeiro.

O nome

Para começar, o nome Jesus é a versão latinizada do nome grego Iesous (‘Ἰησοῦς’, como é mencionado no Novo Testamento, escrito em grego) que, por sua vez, é uma interpretação do nome judeu Yeshua.Em segundo lugar, o ano, o lugar e a data de nascimento de Yeshua são desconhecidos. Apenas há dois registros, ambos escritos muito tempo depois do acontecimento por pessoas que nunca o chegaram a presenciar.

O ano

O Evangelho segundo Mateus diz que Jesus nasceu “nos dias do rei Herodes”. Herodes morreu no ano 4 antes de Cristo. Então, se Mateus tem razão, Jesus nasceu antes do ano 4 a.C.

O Evangelho Segundo Lucas não especifica quem era o rei quando nasceu Jesus. Porém, diz-se que Herodes era rei quando Isabel — prima de Maria, segundo Lucas — concebeu João Batista.

Por outro lado, o apóstolo Lucas argumenta que, enquanto Maria estava grávida, “saiu um decreto de Augusto que dizia que todo o mundo devia pagar impostos”. Segundo o jornal britânico, citado pelo RT, o único censo fiscal conhecido na região naquele período foi ordenado por Públio Sulpício Quirino, governador romano da Síria, no ano 4 d. C. Assim, nem Mateus, nem Lucas podem ter razão, pois há uma diferença de dez anos entre eles.

O lugar

A pergunta seguinte é onde nasceu o menino Jesus. Lucas sublinha que Maria e José viviam em Nazaré (Galileia), mas viajaram até Belém, no sul (Judeia) para se registrar no censo de impostos, porque José era oriundo desse lugar.

Porém, naquele tempo, os impostos eram pagos pelas pessoas no lugar onde viviam e não existia “uma base econômica ou administrativa para viajar para um distante lugar de nascimento de um ancestral remoto para pagar impostos”, diz o artigo do The Telegraph. Também não há nenhum registro de que tal decreto tenha sido emitido no Império Romano.

O dia

Donald Trump, presidente dos EUA
© REUTERS/ KEVIN LAMARQUE

Além do lugar, é difícil determinar em que dia do ano nasceu Jesus. A Bíblia não especifica nem o dia nem até a estação, o que não é surpreendente, pois os judeus e os primeiros cristãos não costumavam celebrar a data de nascimento das pessoas. Na verdade, era de tão pouca importância que os Evangelhos segundo Marcos e João não dizem nada em relação ao assunto, começando suas narrações quando Jesus já era adulto.É muito provável que a Igreja primitiva tenha estabelecido o aniversário de Jesus em 25 de dezembro porque já era um dia tradicional festivo. No calendário romano, 25 de dezembro era o solstício de inverno. Durante o Império Romano, nesse dia se celebrava a festa ‘Natalis Solis Invicti’ (Nascimento do Sol Invicto).

Share Button