Aplaudidos pelo público que lotou o Teatro UNEB, o reitor reeleito da universidade, José Bites de Carvalho, e o vice-reitor eleito, Marcelo Ávila, tomaram posse em cerimônia realizada na tarde de hoje (5), no Campus I, em Salvador.

Os professores serão responsáveis por conduzir a gestão universitária pelo quadriênio 2018-2021, após vitória da chapa com 64,46% dos votos válidos da comunidade acadêmica na última eleição.

“Continuaremos construindo um projeto de universidade popular, democrática e plural, reafirmando nossas reflexões e nosso posicionamento em defesa da universidade pública, gratuita e inclusiva”, destacou Bites (veja discurso de posse).

O reitor reeleito ressaltou ainda que para a consolidação de uma universidade popular, é preciso que sejam garantidas sua sustentabilidade e autonomia. Assim, a UNEB será capaz também de potencializar os efeitos da “transformação e emancipação social de suas atividades finalísticas”.

De acordo com Marcelo Ávila, o trabalho e o compromisso com técnico-administrativos, docentes e estudantes da UNEB serão marcas da nova Vice-Reitoria.

“Reafirmo, na presença de todos, os compromissos assumidos ao longo da nossa campanha. Vamos trabalhar, sobretudo, por avanços na legislação dos técnico-administrativos, pela manutenção dos direitos trabalhistas dos docentes, sem nenhum tipo de contingenciamento, e por uma política efetiva de permanência para nossos estudantes”, salientou o vice-reitor (veja discurso de posse).

O termo de posse foi lido pela chefe de gabinete da Reitoria, Dayse Lago, e assinado por Bites, Marcelo e demais membros da mesa solene.

O secretário estadual da Educação (SEC), Walter Pinheiro, representou o governador, Rui Costa, durante a cerimônia e registrou os votos de boa sorte para a nova gestão da universidade.

“Agora vocês dois praticam, efetivamente, uma união acima das adversidades, com a capacidade de realizar e, principalmente, para que a gente possa promover transformações profundas em nossa sociedade”, frisou Walter Pinheiro.

Também participaram da mesa o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, e o reitor da Ufba, João Carlos Salles, além de representantes dos diretores, professores, técnicos administrativos e estudantes da instituição.

Veja mais informações: portal.uneb.br/noticias.