O Laboratório Central de Salvador, setor ligado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informou o resultado dos primeiros exames realizados em moradores da Rua Antônio Teixeira, em Mirantes de Periperi, que apresentaram sintomas de febre, dor de cabeça, além de dores e inchaço nas articulações.

Das 27 amostras analisadas, 25 tiveram confirmação laboratorial para chikungunya e os outros dois aguardam análise para dengue. Na manhã desta quinta-feira (05), técnicos do CIEVS e da Vigilância Epidemiológica realizaram novas coletas em moradores sintomáticos do bairro. “Os exames confirmaram nossa suspeita de surto de chikungunya na localidade. Realizamos novas coletas, mas possivelmente os resultados devem seguir o mesmo padrão”, afirmou Cristiane Cardoso, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Após ser acionada pela Associação de Moradores na última segunda-feira (02), a SMS encaminhou equipes de assistência e vigilância à Mirantes de Periperi para investigar as causas do possível surto na comunidade. Agentes de combate às endemias realizaram de forma ostensiva o bloqueio vetorial contra o Aedes com aplicação de inseticida, intensificação das visitas casa a casa, bem como a identificação de locais com maior vulnerabilidade para infestação do mosquito.

Cerca de 80% dos focos identificados estavam dentro dos domicílios. “O Centro de Controle de Zoonoses [CCZ] segue com a intensificação das ações na região afim de conter o avanço da infestação do Aedes e do surto de chikungunya. No entanto, reiteramos a importância da participação popular para conseguirmos vencer o Aedes. As residências continuam sendo os principais locais onde são encontrados os criadouros do vetor. Isso mostra que as pessoas precisam auxiliar o poder público na luta contra o mosquito”, esclareceu Andrea Salvador, coordenadora do CCZ.

No próximo sábado (07), a partir das 09 horas, a Prefeitura de Salvador promoverá uma grande feira de saúde na comunidade para atender as principais demandas dos moradores, incluindo dois “Med” ônibus. Médicos generalistas e pediatras prestarão atendimentos, além disso, aferição de pressão; bolsa Família, Glicemia e testes rápidos estão sendo oferecidos à população.

Oportunidade também para quem possui animais de estimação, pois podem levar seus bichinhos para vacinação de forma gratuita. Serão distribuídos, ainda, preservativos e escovas de dentes. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada e os interessados deverão portar o cartão SUS e um documento oficial de identificação com foto.

Foto: Reprodução