O abrigo acolhe 48 idosos carentes entre 60 e 108 anos de idade

Seu Bernadino Amorin tem 72 anos e mora no Lar do Carmo há um ano. Dona Mirian Coelho tem 71 anos e está no abrigo há 7 meses. O casal de idosos está noivo e muito feliz. Eles vivem na instituição, uma associação de amparo ao idoso, sem fins lucrativos, sediada na cidade de Dias d´Ávila, no distrito de Leandrinho, há 58 km de Salvador.

“Eu gosto daqui, vivo bem. Aqui é um lugar onde os cuidadores, todos nos tratam bem. O local é agradável e eu vim para cá porque quis”, explica Seu Bernadino. “É bom viver neste abrigo porque todos aqui nos tratam com carinho, respeito e atenção”, afirma sorridente dona Anezia Alves, a moradora mais velha do local, com 108 anos. Ela mora no Lar desde 2013. A família a deixou na instituição de onde nem pensa em sair. Atualmente, 48 idosos residem no abrigo, que oferece toda a infraestrutura e assistência necessárias. Os velhinhos fazem, no mínimo, 6 refeições diárias. Os voluntários auxiliam na rotina, dão amor, carinho e solidariedade.

Para continuar a prestar assistência a esses idosos carentes, que são de Dias d ´Ávila, Salvador e Região Metropolitana – alguns sem nenhum parente vivo e outros abandonados pelos familiares -, os responsáveis pelo local contam com doações que vão desde os alimentos até os materiais de higiene pessoal. O Lar foi fundado e, até hoje, é mantido com 70% dos benefícios de aposentadoria dos aposentados e doações.

“Fazemos o melhor que podemos para tratar muito bem todas essas pessoas que estão aqui. Gastamos, por mês, mais de 300 pacotes de fraldas geriátricas descartáveis. Também temos despesas mensais altas com leites desnatados e medicação, que pesam no orçamento. As doações são fundamentais. Precisamos delas”, esclarece a coordenadora do Lar do Carmo, dona Josenildes de Andrade. O custo médio mensal do abrigo chega a R$ 45 mil.

Apesar de contar com 38 voluntários, a instituição possui 12 cuidadores, uma enfermeira, 04 técnicas de enfermagem e uma fisioterapeuta que vai ao Lar três vezes por semana. Todas essas pessoas recebem ajuda de custo. Os simpáticos idosos do Lar Nossa Senhora do Carmo necessitam da ajuda de todos que possam doar itens básicos de sobrevivência para continuar felizes e bem tratados.