Em homenagem ao Dia das Crianças, o Soterópolis desta quinta-feira (8), irá levar o público para uma viagem no mundo da imaginação, de volta à infância. Para começar, neste universo lúdico o destaque é o papel da “contação de histórias” e da leitura de livros infantis em meio a pandemia. O programa ainda conversa com escritora de livros infanto-juvenil Juliana Valverde que lançou o livro “Abrapoema” . A exibição é às 22h.

A quarentena imposta pela pandemia mudou a forma de passar o tempo de milhares de crianças. Muitos pais tiverem que se adaptar para manter a rotina de passatempo das crianças. Contar histórias foi um tipo de entretenimento que se adaptou ao uso da internet e ajudou muitas famílias diminuírem a ansiedade das crianças.

Para falar sobre o tema, o Soterópolis conversou com os contadores de história Luciana Simões do Projeto Malalatum e Mário Omar do “Boa Leitura” sobre as atividades que eles desenvolveram pela internet.
Toda criança gosta de ouvir histórias, e quando se alfabetizam a leitura de livros também diverte. Decifrar os livros infantis reforça os laços familiares, estimula a criatividade e é um forte aliado em diversas aprendizagens. O programa ouviu a experiência de algumas famílias e a opinião de especialistas com dicas para transformar a quarentena em um portal para o mundo da fantasia.

O programa ainda entrevistou a compositora e escritora Juliana Valverde sobre o lançamento do seu livro infanto-juvenil “Abrapoema”. O livro de poemas tem ilustrações da Clarice Cajueiro, design gráfico do Darkon Vr e publicação pela ÔZé Editora.

O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.

Fonte: Ascom/TVE Bahia