Jovens têm postado vídeos no Tik Tok mostrando um antes/depois de lixar os dentes. Verdade ou mais uma pegadinha? De acordo com a cirurgiã dentista, Bruna Conde, pós-graduada em Periodontia, Cirurgia Plástica Periodontal e Disfunção Temporomandibular, isso não deve ser feito nem de brincadeira.

“Lixar os dentes para deixá-los simétricos causa sensibilidade, pode expor a dentina e desgasta o esmalte. Se o dente já tiver uma trinca de apertamento, por exemplo, pode fraturar mais ainda. Agora, se for restauração ou lente de contato, pode soltar todo o pedaço e ainda manchar o dente ou trabalho realizado”, explica a especialista, que é membro da ABHA (Associação Brasileira de Halitose).

Dente não cresce:
Lixar o dente é algo irreversível. “O dente não cresce. Se desgastou pode ter que fazer canal, reconstrução em resina, colocar lentes e/ou coroa. Ou seja, uma brincadeira pode levar a um grande prejuízo”, alerta Bruna Conde.

A lixa é suja:
Ela serve para acertar o formato das unhas e não dos dentes. E mesmo assim deve ser trocada com frequência. E mais: estamos no meio de uma pandemia e não é nada higiênico colocar uma lixa na boca. “E se a lixa pegar no local errado, além de danificar o dente, machuca a gengiva e pode levar a uma inflamação ou infecção”, argumenta a cirurgiã dentista.

Alinhamento só com o dentista:
Após análise clínica e estética, o dentista pode sugerir formas de alinhamento. Mas nem sempre diminuir o tamanho do dente é a solução. “Avaliamos o tamanho e a forma do dente, como ele está em relação aos outros e a mordida. Por isso, a pessoa que faz esse desgaste terá problemas”, avisa Bruna Conde. “E mais: o acabamento e polimento são materiais descartáveis e esterilizados, próprios para o fim”, sentencia.