O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, esclarece que não há ameaças dos Estados Unidos contra seu país e nega qualquer confronto entre os dois países.

O presidente mexicano afirmou nesta quinta-feira em entrevista coletiva que não há ameaça contra o México, e disse que coincide com a agenda do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Depois de mencionar que existe uma boa relação bilateral entre as duas nações, o chefe de estado disse ao povo que “eles apostam que vamos enfrentar o governo dos Estados Unidos, vão ficar com o desejo de falar prata.

López Obrador destacou a importância do plano de imigração que Biden confirmou nos primeiros dias de seu mandato, que exige a regularização dos residentes mexicanos nos Estados Unidos a partir deste ano.

Da mesma forma, após expressar seu apoio aos planos de Biden para recuperar a economia do país norte-americano, López Obrador esclareceu que essas medidas ajudam a economia mexicana, porque os trabalhadores mexicanos enviam milhares de dólares para suas famílias no país asteca.

Por outro lado, anunciou que já existe uma comunicação entre funcionários dos dois países, embora tenha recusado um telefonema com o seu homólogo norte-americano, pelo motivo de que “não é urgente”.

O novo presidente dos EUA assinou 15 ordens executivas para reverter imediatamente algumas das políticas adotadas por Donald Trump.

Fonte: HISPANTV