Irã tem enviado petroleiros à Venezuela nos últimos meses, ajudando o país sul-americano a ultrapassar a crise do petróleo e aprofundando a aliança entre Teerã e Caracas.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro agradeceu no domingo (23) ao Irã por ajudar o país sul-americano a superar as sanções dos EUA à sua indústria petrolífera.

“Estamos nos ajudando uns aos outros”, afirmou Maduro em uma entrevista transmitida pela emissora VTV, segundo citado pela agência Reuters. “Acho que a experiência iraniana nos ajudará a reforçar toda a nossa capacidade de gestão”.

O presidente da Venezuela não forneceu mais detalhes sobre como o Irã estava ajudando, observando que deveria manter “silêncio”, já que há uma “guerra brutal”, se referindo ao bloqueio e sanções dos EUA ao país sul-americano.

O presidente colombiano Iván Duque afirmou semana passada que Maduro estava de olho na compra de mísseis do Irã, o que as autoridades venezuelanas negaram.

Maduro depois respondeu que a declaração de Duque era uma “boa ideia” e que ainda não a havia considerado.

Venezuela e Irã em 2020

No início deste ano, Teerã enviou várias cargas de gasolina para a Venezuela para ajudar o país sul-americano a superar a escassez de combustível, bem como equipamentos para ajudar a empresa petrolífera estatal PDVSA a superar a dificuldade de produção e exportação em meio à crise econômica em Caracas e à pandemia mundial do novo coronavírus.

Mais recentemente, os Estados Unidos afirmaram ter apreendido quatro navios carregando gasolina iraniana em rota para a Venezuela, que Teerã disse serem venezuelanos.

Washington mantém sanções rigorosas contra a indústria de petróleo do Irã, tentando deter um alegado programa nuclear ofensivo de Teerã, bem como contra Caracas, considerando os dois governos ilegítimos.

 

Sputnik Brasil