Mais de 17 mil vagas ofertadas para cursos técnicos de ensino médio

Postado em 23/07/2018 16:41 - Atualizado em: 23/07/2018 16:41
Share Button

Acontece entre os dias 24 e 26 de Julho o período de matrículas para o segundo semestre letivo dos cursos técnicos de ensino médio oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado (Sec). Ao todo, serão oferecidas 17.310 vagas para 50 cursos nos Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas da rede estadual de ensino, em 115 municípios, em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Do total de vagas, 9.335 são para a modalidade subsequente, destinadas a estudantes que concluíram o Ensino Médio e se inscreveram no Processo até o dia 18 de Julho. As demais vagas são para as modalidades: Proeja Médio, voltadas para quem concluiu o Ensino Fundamental ou tenha o Ensino Médio Incompleto, com 18 anos completos, e Concomitante ao Ensino Médio, direcionada para o aluno que está matriculado no 2º ano do Ensino Médio em qualquer escola da rede estadual de ensino.

“Os alunos que foram classificados no sorteio eletrônico devem se dirigir às unidades para as quais foram inscritos para realizar a matrícula. Nos demais casos, os interessados devem se dirigir às unidades com matrículas abertas, cuja lista está disponível no Portal da Educação”, afirmou a diretora de Empreendedorismo, inovação e Institucionalização da Educação Profissional, Danile Sanches. Todos os alunos devem apresentar versão original do histórico escolar; originais e cópias da carteira de identidade, do CPF e um comprovante de residência com data recente.

Secretária de educação do estado abre matricula cursos técnicos
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Entre os cursos ofertados estão: técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Gerência em Saúde, Cozinha, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Eletromecânica, Áudio e Vídeo, Dança, Instrumento Musical e Manutenção Automotiva. A oferta dos cursos é contextualizada com os Territórios de Identidade da Bahia.

Para a técnica em secretariado Joselane Vieira, a qualificação melhora as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “Eu acho que abre muitas fronteiras na hora de conseguir um emprego. Uma pessoa qualificada está mais preparada para um mercado tão competitivo. Aqui a agente recebe esse apoio gratuitamente, o que é melhor ainda”.

Repórter: Tácio Santos

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Share Button