Nesta sexta-feira (2), o contra-almirante Vadim Kulit, sub-chefe do Centro Russo de Reconciliação para a Síria, informou que várias milícias, junto com o grupo pseudo-humanitário Capacetes Brancos, planejam encenar um ataque químico na província de Idlib, na Síria.

“O Centro Russo de Reconciliação para a Síria recebeu informação sobre preparações do grupo terrorista Tahrir al-Sham [organização proibida na Rússia e diversos países] para provocações na zona sul da província de Idlib, utilizando substâncias tóxicas”, declarou Kulit.

Segundo o oficial russo, vários integrantes de grupos terroristas acompanhados de membros dos Capacetes Brancos transportaram cerca de dez contêineres com substâncias tóxicas para a região, perto da aldeia de Harim.

“De acordo com a informação disponível, os terroristas tencionam encenar um ‘ataque químico’ na zona sul de Jebel el Zawiya, para consequentemente acusar as forças governamentais sírias de utilizarem substâncias tóxicas contra civis”, explicou Kulit.

Ainda no início de junho, o contra-almirante Vadim Kulit revelou que Moscou havia recebido informações sobre os preparativos do mesmo grupo terrorista para conduzir provocações em Idlib usando substâncias tóxicas.

Fonte: Sputnik Brasil