MKT GASTRONÔMICO: Confira 10 dicas de marketing digital para bares e restaurantes

Foto: Divulgação

Inovação. Adaptação. Talvez essas palavras nunca tenham feito tanto sentido quanto na pandemia. Com o distanciamento social que caminha para um ano e meio, negócios dos mais variados segmentos precisaram se redescobrir, entre eles os de gastronomia. Mudança de planejamento, presença no digital, estratégias de vendas. Por onde começar?  Como fazer dar certo?

“Investir em marketing para bares e restaurantes não é uma tarefa fácil devido à grande concorrência no segmento, mas há algumas práticas fundamentais que podem ajudar esse negócios a aumentar os ganhos através das estratégias online e offline”, explica Ricardo Castelo Branco, CEO e diretor de performance da LAB Marketing Gastronômico.

A seguir, o especialista traz 10 dicas de marketing digital voltadas para bares e restaurantes com o objetivo de ajudar a potencializar os resultados:

 

1 – Faça um plano de marketing para o seu restaurante

Antes de começar a criar e compartilhar posts, é fundamental que você saiba para quem o seu conteúdo está sendo direcionado. Não adianta você cativar um público jovem, utilizar memes e gírias nas mídias sociais se quem de fato compra do seu restaurante tem uma faixa etária diferente e não se conecta com o conteúdo que você produz. Comece identificando e traçando o perfil do público do seu restaurante. Dessa maneira, será possível criar uma persona, assim conseguirá ser muito mais assertivo no seu conteúdo.

 

2 – Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma das ações mais importantes em serviços de bares e restaurantes e pode ser aplicado tanto no offline, quanto no digital. No presencial, o bom atendimento da equipe de garçons, por exemplo, não é um diferencial de seu estabelecimento, na verdade é uma obrigação. Já no mundo digital, as mídias sociais são a extensão desse atendimento e tem como principal foco o relacionamento com o seu cliente: converse com as pessoas, tire dúvidas, entenda as dores delas.

As pessoas confiam umas nas outras.  Então, quando alguém fizer uma postagem de uma experiência positiva do seu restaurante, compartilhe em seu perfil e você colherá bons frutos! Responda a todos os comentários, tanto os positivos e negativos. Quando for positivo, agradeça. Quando for negativo, resolva os problemas e os convide para uma nova experiência, mostrando como aquela crítica foi positiva para a mudança na sua empresa. Mostre ao cliente como a opinião dele é extremamente importante.

 

3 – Tenha uma identidade visual bem elaborada

Aposte na identidade visual dos seus materiais de comunicação. Utilizando elementos de branding, você pode passar uma boa impressão antes, durante e depois da venda. Sejam as postagens das mídias sociais, os banners do site, as embalagens, os impressos, tudo precisa ser bem desdobrado e manter uma uniformidade, fortalecendo e posicionando sua marca no mercado.

 

4 – Capriche nas fotos e vídeos do seu restaurante

É muito importante o apelo visual, um bom conteúdo FoodPorn é um verdadeiro gatilho mental para esse segmento. Seja nas mídias sociais, no seu cardápio digital ou para o cardápio do marketplace, apresente-se em todos os canais com qualidade e imprimindo sua identidade, assim você fará com que os clientes comam com os olhos! E por último e não menos importante: contrate um fotógrafo profissional, de preferência do ramo de alimentos.

 

5 – Explore melhor suas mídias sociais

Agora que par quem precisa comunicar, você precisa fazer com que eles interajam com seu conteúdo. Uma boa maneira de fazer isso é através de perguntas como “Diz aí, qual burger merece te acompanhar no filminho de hoje à noite? X ou Y?”. Isso aumenta o engajamento e faz com que o seu conteúdo seja entregue para mais pessoas.

Explore boas fotos e vídeos dos produtos, lembrando que sua mídia social não é um catálogo de supermercado. Então, é importante criar conteúdo com outros temas: depoimentos, conteúdos humanizados, contar histórias do chefe, mostrar os bastidores do restaurante, preparo dos pratos, sem contar as boas ofertas para gerar mais vendas.

Lembrete: alcançar novos seguidores é importante, porém reter os obtidos é uma tarefa mais ainda. Mantenha sempre a consistência e qualidade em seus conteúdos.

 

6 – Tenha uma conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é a ferramenta de estratégia local do maior mecanismo de buscas do mundo. Através dela você será encontrado facilmente quando buscarem pelo seu restaurante e, por isso, é fundamental manter as informações sempre atualizadas: horários de funcionamento, link para pedidos, endereço, fotos, colher feedbacks e responder as avaliações.

 

7 – Invista em tráfego pago nas mídias sociais

Mostre seus produtos e ofertas para seu público alvo na hora certa usando o Facebook Ads, mecanismo de marketing e publicidade que possibilita criar campanhas e exibir anúncios dentro da sua rede social (Facebook e Instagram). Dedique uma verba mensal para anúncios, porque eles podem gerar tração no seu negócio, uma vez que mais pessoas poderão ser impactadas com as suas campanhas. E, o melhor de tudo isso, é que o público escolhido pode ser segmentado, permitindo que você alcance o perfil de pessoas que deseja por meio de informações sociais ou geográficas.

 

8 – Tenha seu cardápio disponível 24h

Não há nada mais irritante para um cliente do que ter que ligar para o restaurante para saber informações do menu, então deixe o cardápio disponível em todos os canais e facilite o processo. Para restaurantes que possuem pedidos via delivery, sugerimos investir em uma plataforma intuitiva e segura – como a Prefiro Delivery (prefirodelivery.com.br) – para obter maior controle nos pedidos, dados dos clientes e não depender apenas de marketplaces.

9 – Fidelização e revenda

É muito mais barato fidelizar um cliente do que conquistar novos. Aumentar a taxa de retorno é algo que realmente faz toda a diferença no ramo de restaurantes. Nesse sentido, um programa de fidelidade pode ser um poderoso aliado. Um outro ponto é ter um canal de relacionamento direto, por exemplo, um grupo VIP no Whatsapp, assim poderá enviar cupons de descontos exclusivos por tempo determinado, o que gera uma sensação de urgência nos consumidores, estimulando o consumo imediato. Distribuí-los em períodos para aumentar as vendas é uma ótima ideia.

 

10 – Trabalhe com Influenciadores locais

É uma excelente estratégia trabalhar com influenciadores digitais, mas é importante escolher os que possuem sinergia com o seu negócio e possuem um alinhamento com seu público alvo. Além de alcançar mais pessoas, essa estratégia traz excelentes conteúdos de prova social, influenciando pessoas que ainda não conheciam o seu restaurante e passam a dar mais atenção por visualizar alguém próximo e que admira indicando os produtos.

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