A segunda edição em 2018 do projeto ‘Mulher com a Palavra’ lotou a Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), na noite desta segunda-feira (30), para prestigiar a atriz Zezé Motta, uma das figuras negras pioneiras na dramaturgia brasileira, e a cantora paraense Gaby Amarantos, ícone do empoderamento feminino. As artistas relembraram momentos importantes em suas carreiras e falaram sobre as dificuldades e preconceitos que precisaram superar ao longo dos anos.

Com 56 anos de carreira e participações em mais de 40 filmes, Zezé Motta é uma referência e inspiração para muitas mulheres brasileiras, dentro e fora do universo das artes. Para a atriz, muitas conquistas foram feitas, mas ainda existe um longo caminho a se percorrer em busca de uma sociedade mais igualitária. “A gente precisa insistir sempre contra toda forma de desigualdade de gênero e os tantos tipos de violência que as mulheres vivem todos os dias. É muito importante que tenhamos espaços como esse para debater e continuar sempre buscando soluções para virar esse jogo”.

A rainha do tecnobrega, como ficou conhecida em todo o Brasil, em 2012, quando lançou ‘Treme’, seu primeiro disco solo, Gaby Amarantos é um símbolo das lutas feministas no Brasil. Atualmente, a cantora está trabalhando com uma equipe composta apenas por mulheres, entre musicistas, técnicas de som, roadies e uma equipe de vj’s. “A ideia é dar espaço para as mulheres negras, trazê-las para o palco, esse lugar de poder, com um discurso de empoderamento. Tem sido bastante intenso e bonito”.

Aproximação

O projeto também ajuda a aproximar os homens do debate e serve como ferramenta de reconhecimento, apoio e entendimento. O estudante Gabriel de Andrade ficou sabendo do evento por uma rede social e fez questão de comparecer. “É muito importante para mim estar aqui e poder ouvir o que as mulheres têm a dizer, para compreender melhor as suas experiências. Espero que mais e mais homens possam fazer parte de ações como essa, só assim nossa sociedade vai poder avançar e evoluir”.

Projeto

O ‘Mulher com a Palavra’ tem garantido um espaço de debate e de enfrentamento ao preconceito e à violência contra as mulheres. Já participaram do projeto personalidades como Elza Soares, Taís Araújo, Camila Pitanga, Marina Lima, Zélia Duncan, Márcia Tiburi, Preta Gil, MC Carol e Elisa Lucinda, com a mediação das jornalistas Tereza Cruvinel, Maíra Azevedo (Tia Má), Malu Fontes, Rita Batista e Vânia Dias.

Repórter: Tácio Santos

Foto: Paula Fróes/GOVBA