Começou neste sábado (05) a 5ª edição do Encontro Estadual de Mulheres Rurais, que acontece simultaneamente com o I Encontro Regional Nordeste de Mulheres dos Campos, das Águas e das Florestas. Ambos seguem até este domingo (06). Os eventos integram a programação técnica da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que nesta edição é 100% on-line e gratuita, no site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br, com transmissão no canal SDRBahia, no Youtube.

Os encontros são voltados para mulheres agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, organizações parceiras da assistência técnica e extensão rural (Ater), gestoras da agricultura familiar. A iniciativa abrange todos os Territórios de Identidade da Bahia e da região Nordeste.

O evento é promovido pela SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e poderá ser acessado pelo site oficial da feira. A programação contará com rodas de conversas virtuais, utilizando a plataforma de videoconferência corporativa Cisco Webex, com transmissão pelo canal SDRBahia.

O secretário da SDR, Josias Gomes, destacou que a SDR desenvolve uma série de ações voltadas para as mulheres rurais, que podem ser multiplicadas em nível regional, sobretudo na questão do empoderamento das mulheres rurais. Ele citou como exemplo os quintais produtivos, que têm sido importantes para o aumento da renda das famílias agricultoras, ou o quanto significa para as mulheres da Cooperativa de Pesca de Sobradinho, a pujança da pesca artesanal, entre outras ações realizadas para dar um lugar de fala privilegiada  às mulheres: “Este primeiro encontro regional se insere na visão da secretaria, e tem o objetivo de promover um intercâmbio de ações concretas que valorizam a ação real das mulheres da agricultura familiar”.

De acordo com Célia Watanabe, superintendente da Bahiater, o V Encontro estadual e I Encontro regional resultam de uma construção de muitas mãos: “A SDR/Bahiater/CDA, em articulação com o Grupo de Trabalho (GT) de Mulheres do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, preparou com esmero este momento de troca de experiências e reflexões para ampliar a inclusão produtiva das mulheres rurais. Nossa expectativa é de participação expressiva de mulheres de todos os estados do Nordeste”.

Camilla Batista, coordenadora da CDA, ressaltou que o encontro estadual já é uma tradição na abertura da Feira, que traz sempre para a discussão a evolução das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para as mulheres rurais da Bahia: “Este ano trouxemos a inovação em realizar conjuntamente o I Encontro Regional das Mulheres dos Campos, das Águas e das Florestas, agregando as boas práticas desenvolvidas por gestoras, na agricultura, dos nove estados do Nordeste, trazendo um novo significado ao encontro e compartilhamento de experiências e saberes, na construção coletiva de direitos e na resistência, de não retroceder no avanço do empoderamento das mulheres rurais. Juntas somos mais fortes!”.

Para Mazé Morais, da Secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), do Piauí, a participação das mulheres no encontro mostra o quanto são fortes e o quanto é possível fazer unidas: “Para mim, este encontro representa a continuidade da marcha de milhares mulheres nordestinas, do campo, da floresta e das águas, para a construção de justiça e igualdade social. E se estamos aqui é porque acreditamos que seja possível construir novas relações sociais pautadas nos valores da ética, solidariedade, justiça e respeito à natureza. Nós produzimos alimentos saudáveis, comida de verdade e garantimos a segurança alimentar e nutricional para a população”.

Neste domingo (06/12), a programação contará com a participação da engenheira agrônoma Emma Siliprandi, mestra em Sociologia, doutora em Desenvolvimento Sustentável, atualmente coordenadora da Scalingup Agroecology Initiative da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Contará também com Regina Souza, vice-governadora do Piauí.

Participações – A abertura do evento contou com a participação de Francisco de Assis Diniz, presidente do Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste e secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Givânia Silva, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Maria Cazé, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Patrícia Vasconcelos, GT de Mulheres do Fórum, secretária da Agricultura Familiar do Piauí.

Participaram ainda Antônia Ivoneide Melo Silva, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Verônica Santana, do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural (MMTR-NE), Maria Fernanda Ramos Coelho, subsecretária do Consórcio Nordeste.