Foto: Divulgação

Confira dicas de pratos doces e salgados para deixar de lado os ingredientes calóricos e usar alimentos com alto teor nutricional e benefícios para saúde

As tradicionais comemorações natalinas são famosas por reunir delícias gastronômicas doces e salgadas, com pratos para todos os gostos. Contudo, outra “fama” das ceias de Natal são os ingredientes pouco nutritivos e muito calóricos. Para a engenheira de alimentos Erika de Almeida, muitas pessoas costumam encarar as comemorações de fim de ano como uma desculpa para sair da dieta. Porém, ela afirma que é possível manter refeições saborosas e investir em alimentos mais saudáveis. “É possível manter os pratos tradicionais adaptados com opções mais nutritivas, para evitar o ganho de peso e a indigestão. Para trazer mais equilíbrio, é importante investir em proteínas, vegetais, frutas secas e alimentos integrais, por exemplo. Não ficar muito tempo sem comer também é uma dica para evitar exageros e ter uma ceia mais saudável”, explica a analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Jasmine Alimentos, empresa especializada em alimentos saudáveis.

Conheça três receitas que podem compor uma ceia de Natal mais leve:

Receita de farofa natalina com frutas e sementes

Ingredientes:⠀

– 2 embalagens de mix de sementes + frutas Jasmine⠀

– 2 embalagens de mix de sementes + nuts Jasmine⠀

– 50g de gergelim branco descascado Jasmine⠀

– 1/2 xícara de farinha de linhaça dourada Jasmine⠀

– 1 xícara de farinha de mandioca⠀

– 1 cebola pequena picada em cubos⠀

– Azeite⠀

– 2 dentes de alho picados⠀⠀

Modo de Preparo:⠀

Refogue o alho e a cebola em uma frigideira. Em seguida, acrescente o gergelim, a farinha de linhaça, a farinha de mandioca e misture bem até dourar. Ao final, acrescente as sementes e misture bem. Se quiser, acrescente sal a gosto. Está pronto para servir!⠀

Receita de terrine natalina de quinoa, com nuts e cranberries

Ingredientes:

– 600 g de abóbora de pescoço, descascada, sem sementes e cortada em pequenos pedaços (cerca de 1 cm)

– 2 colheres de sopa de azeite

– 3 ramos de alecrim (só as folhinhas)

– 8 ramos de tomilho (só as folhinhas)

– 250 gramas de quinoa real em grãos Jasmine

– 250g de cogumelos paris, picados em pequenos pedaços

– 2 pequenas cebolas roxas, finamente picadas

– 60 g de pistaches, torrados e grosseiramente picados

– 250 g de cranberries Jasmine

– Suco de ½ laranja

– Raspas da casca de ½ laranja

– 1 colher de chá de calda de agave Jasmine

– 2 ovos grandes

– 150g mix de sementes e nuts Jasmine batidas grosseiramente

Modo de preparo:

Leve a abóbora ao forno aquecido a 180ºC com 1 colher de sopa de azeite, metade das folhas de tomilho e alecrim. Asse por 30 minutos ou até a abóbora ficar mole e caramelizada nas bordas. Coloque a quinoa em uma panela com 275 ml de água fria e leve ao fogo até levantar fervura, depois cubra e abaixe o fogo. Cozinhe de 5 a 10 minutos ou até a quinoa absorver toda a água. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira antiaderente. Adicione as cebolas, o restante do tomilho e do alecrim e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Adicione os cogumelos e frite por mais 5 minutos. Em uma panela, adicione as cranberries, as raspas e o suco de laranja e a calda de agave. Cozinhe por 2-3 minutos. Quando estiver tudo pronto, aqueça o forno a 180°C. Utilize uma forma de pão retangular. Coloque as cranberries no fundo da forma. Em uma tigela grande, junte a quinoa, a abóbora, os cogumelos, as nuts e os pistaches. Bata os ovos e a castanha juntos e acrescente na mistura. Coloque a mistura em cima dos cranberries e empurre suavemente para baixo. Cubra a forma com papel de alumínio e leve ao forno durante 1 hora. Deixe esfriar por 10 minutos e retire da forma para servir em seguida.

Receita de bolo natalino fit

Ingredientes:

– 4 claras em neve

– 4 gemas

– 1/2 xícara de açúcar fit Jasmine (Demerara + Stevia)

– 1 colher (sopa) rasa de óleo de coco

– 2 copos (440ml) de Biov Arroz com Coco em Pó Jasmine diluído em água

– 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral Jasmine

– 1 1/2 xícara (chá) de farelo de aveia Jasmine

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– 1 pitada de canela em pó

– 2 colheres (sopa) de uva passas

– 2 colheres de red berries Jasmine

– 2 colheres (sopa) de nozes picadas

– 1 maçã cortada em fatias finas

Modo de preparo:

Bata as claras em neve em um recipiente. Em outro, bata as gemas, junto com o óleo de coco e o açúcar mascavo, até se transformar em um creme. Em seguida, acrescente o acrescente o Biov já diluído em água, a farinha de trigo integral, o farelo de aveia e a canela. Acrescente as claras em neve com as red berries e mexa. Aos poucos, insira o fermento e misture. Unte com óleo e farinha uma forma média com furo no meio. Coloque metade da massa na forma untada. Distribua as fatias de maçã em cima da massa e polvilhe com a canela. Após, acrescente a outra metade da massa. Leve ao forno 180 graus por 40 minutos ou até estiver completamente assado.