O governo da Nicarágua parabenizou Luis Arce por sua vitória nas eleições gerais de domingo e saudou o triunfo da democracia na Bolívia.

“Parabenizamos cada irmão e irmã daquele nobre e grande povo de Túpac Katari, o povo do primeiro presidente indígena de Nossa América caribenha, querido camarada Evo Morales, e, claro, nossos melhores votos de sucesso para o presidente eleito Luis Arce, e o vice-presidente eleito David Choquehuanca ”, expressaram em mensagem o presidente da Nicarágua Daniel Ortega e seu vice-presidente Rosario Murillo nesta segunda-feira.

O governo sandinista também compartilhou “a alegria do povo boliviano, que hoje viu triunfar seus sonhos, seus anseios por paz, democracia, dignidade, liberdade, fraternidade”.

Para o governo Ortega, o “novo e inquestionável sucesso do povo boliviano” nas eleições de 18 de outubro “confirma o avanço de sua revolução plurinacional”, projeto político liderado por Morales desde janeiro de 2006, quando assumiu pela primeira vez o cargo de presidente e começou a promover a democracia no país andino.

Conclui a mensagem do presidente nicaraguense exortando o povo boliviano e todos os povos originários da América Latina a seguir o caminho da democracia.

Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), ganhou o primeiro turno das eleições gerais, com 52,4% dos votos. Carlos Mesa, da Comunidad Ciudadana (CC), obteve 31,5% e Luis Fernando Camacho, da Creemos, 14,1%.

Com esta vitória retumbante, o MAS volta ao poder, após o golpe, realizado pela direita com o apoio dos Estados Unidos, que obrigou o então presidente Evo Morales a renunciar ao poder em novembro de 2019.

A vitória do MAS foi reconhecida até por seus adversários mais ferrenhos, como o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, e Mesa, seu principal rival na disputa eleitoral.

 

Fonte: HISPANTV