Epidemiologistas estão avaliando o aumento do nível de transmissão da nova cepa da COVID-19 confirmada no Reino Unido, e indicam que a recente mutação do vírus SARS-CoV-2 pode ser transmitida mais facilmente entre jovens e crianças.

David Nabarro, um dos seis especialistas enviados da Organização Mundial da Saúde (OMS) para lutar contra a pandemia da COVID-19, afirmou que a nova cepa do coronavírus, descoberta no Reino Unido, parece ser mais facilmente transmitida entre jovens e crianças, durante entrevista ao canal Sky News.

Á medida que a nova variante do vírus SARS-CoV-19 se propaga pelo país, teme-se que a mutação possa provocar a suspensão da reabertura de escolas, segundo o comunicado.

Nesse sentido, o enviado especial afirmou que sempre ocorreu transmissão de vírus nas escolas, mas desta vez, há motivos para que as pessoas sejam “substancialmente mais cautelosas”.

Os comentários de Nabarro foram apoiados pelo professor Mark Harris, virologista da Universidade de Leeds, Reino Unido.

“Existe a preocupação de que esta [mutação] realmente se replique ou cresça com mais efetividade em crianças, esse fato poderia ter um efeito em sequência na propagação do vírus em toda a população do Reino Unido”, disse o especialista.

Nova mutação do vírus não afetará planos da vacinação

A nova mutação do coronavírus SARS-CoV-2 não é muito mais contagiosa do que as outras, e não afetará os planos da vacinação, segundo o epidemiologista grego, docente do Departamento de Medicina da Universidade de Atenas, Grécia, e membro da Comissão de Combate ao Coronavírus, Gkikas Magiorkinis.

“A hipótese principal considerada é que ela [a nova cepa] é um pouco mais contagiosa. O fenômeno está sob vigilância constante e não foi confirmado, mas todas as precauções necessárias estão sendo tomadas”, disse Magiorkinis durante briefing na terça-feira (22).

A cepa foi descrita pela primeira vez em setembro, embora haja sinais de que esta mutação do vírus existia antes, afirmou epidemiologista.

“De qualquer forma, se a hipótese de pequeno aumento de transmissão for confirmada, isso não mudará os planos já existentes, ou seja, a vacinação e a tomada das medidas dependendo da gravidade da epidemia”, de acordo com Magiorkinis.

Epidemiologista revelou sinais da terceira onda da COVID-19 no Reino Unido.

“Nos últimos dias, foram registrados mais de 30 mil casos do coronavírus. Ao mesmo tempo, a taxa de mortalidade se encontra estável em 500 mortes diárias”, disse Magiorkinis.

Anteriormente, no Reino Unido foi confirmada a presença de nova cepa do coronavírus SARS-CoV-2. Mais de 20 países impuserem restrições de entrada de voos da ilha.

Embora a nova variante da COVID-19, segundo estimativas preliminares, possa ser 70% mais contagiosa do que a “original”, não há dados sobre ter maiores taxas da mortalidade ou de internação.

 

Fonte: Sputnik Brasil