Foto: Washington Nery

Uma Micareta com grande participação popular, trios entrando cedo no circuito e os melhores índices de segurança pública dos últimos anos. Assim foi a festa momesca em 2019, iniciada na última quinta-feira, 25 e encerrada neste domingo, 28. O prefeito Colbert Martins Filho, acompanhado de secretários municipais e outros dirigentes da equipe de governo apresentou os resultados a imprensa na tarde desta segunda-feira, 29.

Na oportunidade, o prefeito Colbert Martins Filho anunciou que os preparativos para Micareta 2020 já serão iniciados neste mês de maio. E convocou os profissionais de imprensa para uma reunião no dia 29, quando serão anunciadas algumas novidades já para a festa momesca do próximo ano. “Com planejamento é que poderemos fazer em 2020 uma festa ainda melhor”, ressaltou.

Uma das novidades para a Micareta do próximo ano foi anunciada pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges: o Circuito Pérola Negra vai migrar para o bairro Rua Nova. “Não vai ter a concorrência do trio elétrico e será uma mudança que vai garantir mais público”, acredita o secretário. O Cortejo Afro continuará acontecendo no Circuito Maneca Ferreira.

Estrutura de mini hospital na avenida

A Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura de um mini hospital na avenida, disponibilizando na equipe dois médicos e um buco-maxilo diariamente. A secretária Denise Mascarenhas informou que foi registrada uma redução de 6% no número de atendimentos este ano.

Foram 902 ao todo, enquanto em 2018 foram contabilizados 960. Caiu em 71% as ocorrências de lesão por arma branca e pelo segundo ano consecutivo não houve registro de lesão por arma de fogo. Já as lesões por agressão física aumentaram em 4%, sendo atendidos 87 pacientes desta ocorrência. A intoxicação por álcool subiu expressivamente em 84%, sendo registrados 72 casos este ano e 39 em 2018.

A secretária também destacou o trabalho da Vigilância Sanitária, que atuou especialmente na apreensão de bebidas clandestinas dentro do circuito, como as que são conhecidas como “príncipe maluco” e “cravinho”.

Mercadorias apreendidas serão devolvidas no Joia da Princesa

Os vendedores que foram flagrados com mercadorias proibidas no circuito e tiveram o material apreendido, poderão reavê-los entre os dias 07 e 10 de maio, no Estádio Joia da Princesa. A informação foi dada pelo secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior, durante a coletiva. Ele também destacou a importância da Micareta para a economia local. “É o evento que mais potencializa geração de renda e ocupação no município”, salientou.

Índices de acidentes de trânsito também reduziram

O superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, informou que durante os quatro dias de festa foram registrados 8 acidentes, com nenhuma vítima fatal. Números bastante positivos considerando a dimensão da festa. “Não tivemos nenhum  acidente grave. O Plano de Operação montado funcionou muito bem”, destacou Maurício.

Na oportunidade, o diretor da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Rodolfo Suzart, destacou o esquema de reforço no transporte coletivo urbano, quando foram disponibilizadas 20 veículos na frota extra.

Melhoria na iluminação e menos lixo recolhido pela Sesp

Este ano o Circuito Maneca Ferreira contou com 264 refletores de LED substituindo mais de 800 refletores convencionais. O resultado foi uma iluminação mais eficiente e econômica. Este aspecto foi destacado pelo secretário de Serviços Públicos, Justiniano França.

Um aspecto curioso foi em relação a quantidade de lixo recolhido, que diminuiu este ano graças ao trabalho de recicladores. Além das latinhas de alumínio, eles também recolheram plástico na avenida. Com isso o total de lixo recolhido pela Sesp ficou em torno de 36 toneladas – enquanto em 2018 foram recolhidas 56 toneladas.

Guarda Municipal conduziu foragido da justiça à Polícia

A Guarda Civil Municipal atuou com um efetivo de 140 homens durante os quatro dias da festa. Foram realizadas 35 abordagens e duas pessoas foram conduzidas, dentre estas um homem foragido da Justiça. “Também foram apreendidas três armas brancas e recolhidas sete garrafas de vidro. São ações de prevenção a violência”, explicou o comandante da corporação, Elio Santos.

Combate ao trabalho infantil foi realizado na avenida

A Secretaria de Desenvolvimento Social atuou fortemente no combate ao trabalho infantil, durante a Micareta. Seis casos foram flagrados e encaminhados para o Conselho Tutelar. Também foram flagradas três crianças fazendo uso de bebida alcoólica com consentimento dos pais, conforme revelou o chefe da Divisão da Juventude da Sedeso, Geovanny Ferreira.