O coronavírus foi ensaiado mediante um simulacro de pandemia em Setembro de 2019 num hotel de Nova York

por Diego Herchhoren

O simulacro de pandemia intitulado Evento 201 foi um exercício de simulação de alto nível que se verificou em 18 de Outubro de 2019 no hotel The Pierre, de Manhattan, segundo a agência Bloomberg, que teve acesso exclusivo ao mesmo.

Os participantes (banqueiros, empresários de alto nível e responsáveis de vários organismos financeiros mundiais) reuniram-se para explorar ideias sobre como mitigar os devastadores impactos económicos e sociais mundiais que resultariam de “um surto intercontinental grave e altamente transmissível”.

O exercício foi construído em torno de um vírus fictício, um coronavírus natural (não muito diferente do SARS ou do MERS) que, segundo o exercício, teria surgido dos porcos . Segundo o vídeo difundido na Internet pelos organizadores do evento, o exercício sintetiza as campanhas oficias contra o COVID-19 lançadas por vários governos, quase de modo premonitório.

O evento foi organizado pelo Centro John Hopkins para a Segurança da Saúde, em associação com o Fórum Económico Mundial e a Fundação Bill e Melinda Gates. Só se podia comparecer por convite, com a assistência de medias como a Bloomberg. Não foram permitidas gravações de vídeo e áudio, mas depois do evento foram seleccionados alguns de alta qualidade para a sua difusão em meios seleccionados, normalmente imprensa especializada destinada a um público determinado.

Entre os participantes estiveram Ryan Morhard, assessor em matéria de saúde e economia do Fórum Económico Mundial; Chris Elias, presidente da Divisão de Desenvolvimento Mundial da Fundação Bille Melinda Gates; Tim Evans, ex director de saúde do Banco Mundial; Avril Haines, ex-subdirector da CIA; Sofia Borges, em representação das Nações Unidas; Stanley Bergman, presidente e CEO da Henry Schein (empresa distribuidora mundial de fornecimentos médicos e dentais, inclusive vacinas, produtos farmacêuticos, serviços financeiros e equipamentos); Paul Stoffels, diretor científico da Johnson & Johnson; Matthew Harrington, director de operações globais da Edelman (uma das maiores firmas do mundo de consultoria de marketing e relações públicas); Martin Knuchel, chefe de Gestão de Crises, Emergências e Continuidade de Negocios da Lufthansa; Eduardo Martínez, presidente da Fundação UPS; Hasti Taghi, vice-presidente e assessor executivo da cadeia norte-americana NBC; Lavan Thiru, representante chefe da Autoridade Monetária de Singapura.

A finalidade principal da simulação foi ilustrar o enfraquecimento das alianças internacionais e a debilidade governamental na gestão destas crises, para assim promover e aumentar as associações público-privadas. Se bem que os participantes tenham reconhecido o sector público como a primeira linha de defesa contra pandemias, destacaram sua liderança compartilhada com o sector privado.

“Criar eventos como este custa mais de um ano de planificação e um investimento de centenas de milhares de dólares, mas as lições aprendidas são incalculáveis”, disse Morhard à Bloomberg.

Trinta dias depois do exercício de simulação de 18/Outubro/2019, em 17 de Novembro, teria aparecido o primeiro caso documentado do COVID-19. “O primeiro caso de alguém que sofria de Covid-19 remonta a 7 de Novembro, segundo informações dos meios de comunicação sobre dados não publicados do governo chinês”, publicou The Guardian. Em 11/Março/2020 o COVID-19 foi declarado pandemia pela OMS, que entre seus principais financiadores tem a Fundação Gates, patrocinadora deste evento.

No mesmo dia 11/Março/2020, enquanto director da Plataforma de Acção COVID-19, [era constituído] um grupo de trabalho composto por mais de 200 corporações económicas de todo o mundo, dentre as quais estão as firmas indicadas acima. Este soma-se à associação que o Fórum fez com as Nações Unidas em 13/Junho/2019, que estabeleceu um entendimento entre ambos os organismos para fazer políticas conjuntas em matéria de economia, saúde, educação e migrações, ou seja, uma aliança entre um organismo inter-estatal com outro que representa os principais bancos do mundo.

Os vídeos que permanecem acessíveis sobre este evento de Outubro de 2019 podem ser consultados em Youtube e incluem fragmentos dedicados a contra-medidas médicas, comércio, viagens e mobilidade, política financeira durante a pandemia, bem como comunicações e telefones.

A própria agência Bloomberg publicou dois áudios em inglês, um em 4/Novembro/2019 : “Preparando-nos para a próxima pandemia: À medida que o surto de coronavírus se aproxima de uma pandemia, os líderes mundiais e os funcionários de saúde lutam por conter as consequências. Isso provocou quarentenas e outras acções de emergência em todo o mundo. É um cenário que foi planeado há apenas alguns meses, numa reunião de líderes em finanças globais, políticas e cuidados médicos. Janet Wu, da Bloomberg, esteve ali e nos traz esta informação”.

O outro em 4/Março/2020 , que dizia: “Os apresentadores June Grasso e Ed Baxter apresentam as melhores histórias do dia da Bloomberg Radio, Bloomberg Television e mais de 120 escritórios da Bloomberg News em todo o mundo na Bloomberg Radio de Bloomberg Best. Os pontos destacados incluem… Janet Wu sobre o impacto potencial da próxima pandemia”.

O plano da Plataforma de Ação COVID-19 do Fórum Económico Mundial e da OMS inclui a arrecadação de aproximadamente 12 mil milhões de dólares para criar e distribuir uma vacina contra o coronavírus, incluindo-se no grupo de trabalho corporações como a Volkswagen, Bank of America e Deloitte.

Para “unir-se à comunidade global”, o grupo de trabalho “reforçará o poder dos líderes nacionais e reforçará os apelos à solidariedade, inclusive mediante a mobilização de referências juvenis mundiais, embaixadores dos meios de comunicação e da sociedade civil”. E o último enfoque é “mobilizar a cooperação e o apoio empresarial para a resposta ao COVID-19: aproveitar o big data e a inteligência artificial para mitigar o impacto e melhorar a tomada de decisões. Em síntese, há quem tenha instruído a ideia de uma pandemia mundial, alguém que a executou e alguém que viu uma oportunidade. Provavelmente serão as mesmas pessoas.

O original encontra-se em movimientopoliticoderesistencia.blogspot.com/

Este artigo encontra-se em https://resistir.info/ .

48 COMENTÁRIOS

  1. Woah! I’m really loving the template/theme of this website.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to get that “perfect balance” between superb usability and visual appearance.
    I must say you have done a great job with this. Additionally, the blog loads very quick for me on Opera.
    Superb Blog!

  2. I together with my friends appeared to be checking out the excellent recommendations on your
    site and immediately came up with a terrible feeling I never thanked the website owner for
    those strategies. Most of the ladies appeared to be for that reason glad to
    study all of them and now have sincerely been making the most of them.

    We appreciate you really being indeed kind and for using
    this kind of awesome ideas millions of individuals are really
    needing to be aware of. My very own honest regret for not expressing appreciation to you earlier.

    Also visit my web site – http://mys33.s33.xrea.com

  3. Just to follow up on the update of this topic on your web page and want to let
    you know just how much I liked the time you took to generate this
    helpful post. Within the post, you actually spoke of how to actually
    handle this challenge with all convenience. It would be my personal pleasure to collect some more concepts from your web page and come as much as offer other people what I discovered from you.
    Thank you for your usual fantastic effort.

    My blog volvic.s22.xrea.com

  4. I wanted to write you a very little note to help say
    thanks once again about the incredible guidelines you’ve
    discussed above. It’s certainly tremendously open-handed
    of people like you to give freely just what some people could possibly have supplied
    as an e book to help make some cash on their own, especially since you could have done it if you ever desired.
    These tricks likewise worked to be the easy way to realize that many
    people have a similar interest much like
    my personal own to realize very much more
    with regard to this problem. I know there are numerous more
    fun periods ahead for folks who scan through your
    site.

    Here is my web site – http://www.gadzooksevents.com

  5. I do trust all of the ideas you have presented for your post.
    They are really convincing and will certainly work. Nonetheless, the posts are very short for starters.
    May just you please lengthen them a little from next time?
    Thank you for the post.

  6. With havin so much content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My website
    has a lot of unique content I’ve either authored myself or outsourced but it looks like a
    lot of it is popping it up all over the web without my agreement.
    Do you know any techniques to help prevent content from being stolen? I’d genuinely
    appreciate it.

  7. I simply wanted to type a quick message to say thanks to you
    for the magnificent guides you are writing on this website.
    My particularly long internet research has finally been recognized with high-quality information to write
    about with my relatives. I would express that we website visitors actually are undoubtedly endowed to live in a notable community with very many outstanding professionals with helpful tricks.

    I feel somewhat grateful to have used the website and look forward to many more
    excellent times reading here. Thanks once again for everything.

    my homepage :: http://alt-soft.ru/bitrix/redirect.php?event1=&event2=&event3=&goto=http://www.gadzooksevents.com/groups/how-improve-libido-that-face-men

  8. Hello this is kind of of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with
    HTML. I’m starting a blog soon but have no coding
    expertise so I wanted to get guidance from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

    My homepage: http://daq4u.org/__media__/js/netsoltrademark.php?d=www.quickregisterhosting.com%2Fclassifieds%2Fuser%2Fprofile%2F404644

  9. Unquestionably believe that which you said. Your favourite reason appeared to be at the web the
    easiest thing to have in mind of. I say to you, I definitely get irked at the same time as people consider issues
    that they just don’t understand about. You managed to hit the
    nail upon the top and also defined out the entire thing without having
    side-effects , other people can take a signal.
    Will probably be again to get more. Thanks!

    Feel free to surf to my web-site http://www.yanagawa.biz/__media__/js/netsoltrademark.php?d=www.makemoneydonothing.com%2Fuser%2Fprofile%2F199205

  10. Thanks so much for giving everyone remarkably remarkable possiblity to read from here.
    It is usually very pleasant plus stuffed with amusement
    for me personally and my office friends to search the blog a minimum of thrice
    every week to study the newest guidance you will have.

    And indeed, I am just certainly impressed concerning the magnificent opinions you serve.
    Some 1 ideas in this article are unquestionably the most efficient we’ve ever had.

    My web blog – friesenhahns.net

  11. We wish to thank you just as before for the gorgeous ideas you offered Janet when preparing her own post-graduate research in addition to, most importantly, for providing each of the
    ideas in one blog post. Provided we had known of your web
    site a year ago, we might have been kept from the nonessential measures we were employing.
    Thanks to you.

    Feel free to visit my page mustardbrain.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui