De tudo o que Biden disse, podemos esperar a restauração da velha política externa dos EUA que vivemos sob os presidentes antes de Trump.

A política externa de Trump, é claro, era apenas marginalmente melhor, escolhendo fazer nações morrer de fome usando sanções em vez de usar bombas e mísseis.

Obama preferia os assassinatos com drones, alguns deles destruindo festas de casamento inteiras em pedacinhos sangrentos.

Sob a presidência de George W. Bush, ambas as sanções, ataques com mísseis de cruzeiro e invasão foram usados.

Choque e pavor … seguidos de invasão contraproducente, ocupação e o fracasso da reconstrução da nação vítima…e são inúmeras.

O histórico da política externa dos EUA é um caso brutal e sangrento.  Por onde então Joe Biden está claramente pretendendo continuar a caminhar?

As elites dos EUA acompanhadas pelas do Reino Unido e menos ainda pelas elites dos países da UE estão em uma cruzada.  (Você deve se lembrar, talvez, do choque e menos do que admiração que recebeu o uso dessa palavra por Dubya.)

A constante “cruzada” das elites ocidentais tem duas fontes principais.

Da perspectiva das elites dos EUA, é intolerável imaginar um futuro pós-11 de setembro, onde elas não estejam na posição predominante de serem capazes de monitorar, controlar e disciplinar o mundo fora das fronteiras dos EUA.

Eles não podem conceber um futuro que não garanta a pseudo segurança total dos Estados Unidos e estão dispostos a apoiar qualquer medida que garanta essa pseudo segurança.

A segunda fonte, que está intimamente ligada à primeira, é que o mundo ocidental como um todo e principalmente seus dois principais ‘reparadores’ e ‘executores’, os EUA e o Reino Unido, estão perdendo o domínio economicamente.  Essas duas nações estão perdendo rapidamente seu status combinado de polícia global, juiz, júri e executor.

As elites ocidentais estão em estado de pânico devido às duas questões acima e aos fatores que atenuam seu status de longa dominação suprema.  Este domínio tem desaparecido lentamente nas últimas décadas, com as guerras ilegais no Oriente Médio sendo as demonstrações brutais finais de seu poder soberano sobre o nosso mundo.

Esses fracassos abjetos, com seu enorme gasto de sangue e tesouro, que apenas tornaram os problemas que procuravam resolver muito piores, mostraram-lhes o quão impotentes estão agora.

Biden mostra todos os sinais de seguir o caminho mais barato de intensificar a guerra internacional por outros meios, usando retórica, propaganda e poder econômico.  É claro que ele agirá para garantir que aqueles que participaram da coalizão de Bush do grupo da morte, mais unidos do que nunca.  Juntos, eles tentarão exercer a pressão máxima usando meios retóricos, propagandistas e econômicos em uma tentativa renovada de enfraquecer seus inventados desobedientes “inimigos”.

Os “inimigos” são, obviamente, os mesmos velhos “inimigos” das administrações anteriores, Rússia, Bolívia, China, Cuba, Venezuela, Nicarágua, Síria e Irã.

Biden usará a diplomacia não como um meio de chegar a um acordo com esses “inimigos”, mas como uma forma de transformar os aliados dos EUA em armas para miná-los por todos os meios considerados necessários, exceto uma guerra total.

Em relação a todos os “inimigos”, eles serão demonizados e, sempre que possível, excluídos da chamada “Comunidade Internacional”, que será elevada à santidade comunitária como as “Nações Livres” dentro do “Mundo Livre”.  O demonizado será “Os Inimigos do Mundo Livre”.  Uma vez completamente e constantemente demonizados, eles serão alvo de insultos, calúnias, excluídos e minados usando todas as notícias falsas possíveis, fatos falsos, eventos de bandeira falsa com a assistência cúmplice de ONGs do Ocidente como a Anistia, Human Rights Watch, a OCDE e  todos os outros.  A mídia ocidental obedecerá com entusiasmo, sendo a principal delas a CNN e a BBC no cenário mundial.

Até que a China eclipse totalmente o poder econômico do Ocidente, não haverá abrandamento neste novo impulso para o poder supremo.  Eu estimo que isso levará cerca de cinco anos mais para se tornar totalmente evidente.

A Covid-19 tornou os EUA e o Reino Unido sujeitos a severo declínio econômico e esses dois protagonistas e principais instigadores da ameaça mundial e do terror merecem totalmente essa recompensa cármica por seus impérios malignos enquanto eles se desintegram diante de nossos olhos.

Até então, veremos Biden ensaiar mais uma vez o habitual desfile exagerado dos chamados valores ocidentais, ouviremos as construções semânticas familiares que ele reformulou em todos os regimes dos Estados Unidos desde Reagan, a habitual auto-admiração, os habituais mecanismos de interesse próprio  , as mentiras previsíveis vestidas com o mesmo velho excepcionalismo delirante.

Não vai ser nada novo.  Apenas uma versão simplificada da beligerância americana que vimos repetidamente ao longo dos anos com uma ligeira pausa para Trump.  A guerra do Ocidente continuará … por um tempo … até perder COMPLETAMENTE a força.  Esquerda pensando em seu passado “glorioso” após seu eclipse total pela China e aqueles alinhados em oposição ao império do mal ocidental.

Até então … espere ouvir muito ar quente e provocações cada vez mais impotentes do barulhento exército neoconservador de Biden e sua “nova” cruzada.

 

Por Heba Ayyad