O Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, saudou a vitória de Luis Arce, do partido MAS, nas eleições bolivianas.

Em mensagem publicada em sua conta oficial no Twitter, Almagro, ferrenho opositor do Movimento ao Socialismo (MAS), desejou “sucesso” ao futuro governo boliviano e expressou sua confiança de que Arce e o novo Executivo, “da democracia saberão construa um futuro brilhante para o seu país. ”

Em outro tweet, o Secretário-Geral da OEA elogiou a “conduta cívica” do povo boliviano nas eleições de 18 de outubro e seu “compromisso com a democracia”, parabenizando a missão de observação eleitoral da OEA pela realização de um trabalho profissional e independente durante a votação boliviana.

Almagro anexou a sua mensagem uma declaração da missão de observação eleitoral da OEA na Bolívia que “reconhece o povo boliviano pelo dia eleitoral celebrado no domingo”.

Arce, Ministro da Economia do presidente deposto Evo Morales (2006-2019), obteve uma retumbante vitória nas urnas, obtendo 52,4% dos votos, segundo projeções de duas pesquisas privadas.

Essa esmagadora vitória permite ao MAS retomar o poder na Bolívia, um ano depois do golpe, planejado pela direita e apoiado pelos Estados Unidos, que obrigou Morales a renunciar em novembro passado para pacificar o país. 

O líder indígena culpa a OEA e Almagro por fazerem parte do golpe contra ele. No âmbito da missão de observação das eleições presidenciais na Bolívia em 2019, a agência publicou um imprudente relatório de auditoria preliminar no qual afirmava que Morales não havia obtido votos suficientes, o que trama uma fraude.

Com a vitória do MAS nas eleições de domingo, aumentaram as críticas ao órgão hemisférico e seu papel no golpe contra Morales. O ex-presidente equatoriano Rafael Correa afirma que a vitória do MAS demonstrou que “a única fraude” ocorrida em 2019 na Bolívia foi a da OEA.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, por sua vez, culpou Almagro pelo sangue derramado por cidadãos bolivianos após o golpe.  

 

Fonte: HISPANTV