BRASIL

Os índios brasileiros correm o risco de um genocídio com a pandemia de coronavírus, alertam em manifesto e abaixo-assinado o fotógrafo Sebastião Salgado e produtora gráfica Lélia Wanick Salgado.

“Os povos indígenas do Brasil enfrentam uma grave ameaça à sua própria sobrevivência com o surgimento da pandemia do Covid-19. Há cinco séculos, esses grupos étnicos foram dizimados por doenças trazidas pelos colonizadores europeus. Ao longo do tempo, sucessivas crises epidemiológicas exterminaram a maioria de suas populações. Hoje, com esse novo flagelo se disseminando rapidamente por todo o Brasil, comunidades nativas, algumas vivendo de forma isolada na Bacia Amazônica, poderão ser completamente eliminadas, desprovidas de qualquer defesa contra o coronavírus”, afirma o texto do manifesto.

Apoiado por celebridades como a apresentadora Oprah Winfrey e os atores Brad Pitt, Meryl Streep e Richard Gere, o abaixo-assinado pede ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e aos “líderes do Congresso e do Judiciário” que “medidas imediatas” sejam tomadas.

“Esses povos são parte da extraordinária história de nossa espécie. Seu desaparecimento seria uma grande tragédia para o Brasil e uma imensa perda para a humanidade. Não há tempo a perder”, diz o texto do manifesto.

Sputnik