Osba encerra Temporada 2020 em sarau virtual com participação do público recitando poesias

Foto: Aline Valadares/Osba

A Orquestra Sinfônica da Bahia realiza em março o “Sarau Virtual da OSBA: #Capinam80Anos”, que marca o encerramento da Temporada 2020, após um ano realizando uma programação diversa e completamente digital. O sarau, que homenageia o músico e poeta baiano Capinam, que completou 80 anos no mês de fevereiro, tem como objetivo levar ao público manifestações de música e poesia neste momento tão difícil da pandemia. O vídeo poético-musical terá a mediação do maestro Carlos Prazeres e contará com vídeos dos músicos da orquestra e participação do público, que será convidado a enviar vídeos recitando poesias entre os dias 10 e 16 de março através das redes sociais. O Sarau Virtual vai ao ar no dia 28 de março, às 17h, no canal de YouTube da Sinfônica da Bahia. (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia).

SARAU COM PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO: O delicado contexto atual da pandemia da Covid-19, em que o Brasil tem recordes de morte pela doença, colapso na saúde pública e outras tantas crises que se sobrepõem, atinge cada indivíduo de uma maneira diferente. São muitos os sentimentos vivenciados: melancolia, confusão, raiva, desconforto, nostalgia, otimismo, saudade, ternura, altruísmo, incerteza e muitos outros. O “Sarau Virtual da OSBA” se propõe a acolher todos esses sentimentos como uma forma de catarse virtual e coletiva e por isso convoca seu público a participar desta manifestação poético-musical. Entre os dias 10 e 16 de março, através de uma convocatória nas redes sociais da OSBA, o público poderá mandar vídeos recitando poesias que expressem seus sentimentos neste momento. Os vídeos serão enviados ao Whatsapp da OSBA e o conteúdo passará por uma curadoria artística e pode entrar ou não no vídeo final do sarau.

HOMENAGEM À CAPINAM: Em sua trajetória, a Orquestra Sinfônica da Bahia tem buscado cada vez mais se conectar com as manifestações culturais do seu tempo e espaço, seja com o concerto carnavalesco “Baile Concerto”, seja fazendo um documentário poético-musical que una música sinfônica com a poesia baiana. No mês de fevereiro, o poeta e músico baiano Capinam, um dos nomes emblemáticos do movimento tropicalista e compositor de músicas como “Soy loco por ti américa” (com Gilberto Gil) e “Ponteio” (com Edu Lobo), completou 80 anos. Para celebrar seu legado artístico, é com o mote do poeta e compositor “No coração do poeta cabe uma multidão” que o Sarau da OSBA vai realizar esta homenagem a Capinam, com muito do seu trabalho rememorado nesta produção em vídeo.

Cameratas da OSBA: As Cameratas da OSBA, projeto de extensão da Sinfônica da Bahia formada pelos grupos Opus Lumen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas, segue com a sua programação especial de quarentena de levar música de forma virtual para o público da orquestra, do Teatro Castro Alves, de instituições e centros culturais de Salvador através de vídeos publicados nas redes sociais. Neste mês, o projeto “Café com as Cameratas #Drops” traz dois vídeos musicais. Entre os dias 10 e 13 de março, será exibido o vídeo da Quadro Solar interpretando “Rainha da Noite”, da Ópera “A Flauta Mágica”, do compositor austríaco Mozart (1756-1791). Já entre os dias 17 e 20/03, vai ao ar o vídeo da Bahia Cordas interpretando o emblemático tango argentino “Por una cabeza”, de Carlos Gardel. Os vídeos serão exibidos nos perfis de Instagram da Orquestra Sinfônica da Bahia (@orquestrasinfonicadabahia), Teatro Castro Alves ( @teatrocastroalvesoficial), Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia ) e da Associação Atlética da Bahia ( @aatleticadabahia).

 

Fonte: Portal GOV BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui