O município de Juazeiro vai ganhar um frigorífico de abate e beneficiamento de caprinos, ovinos e/ou suínos, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da ovinocaprinocultura na Bahia. O imóvel, localizado no Distrito Industrial de São Francisco, foi cedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) através da assinatura de termo de cessão de uso de bem imóvel com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

“A parceria dentro do governo é necessária e importante para estimular o desenvolvimento econômico. Instalar um frigorífico na região é uma forma de impulsionar a produção local”, afirma o vice-governador João Leão e secretário da SDE. O prazo de vigência do termo terá cinco anos de duração, podendo ser prorrogado por igual período. A Secretaria será responsável pela fiscalização do uso adequado do bem, através de vistorias anuais.

Para o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, esse acordo entre a SDR, SDE, a Central da Caatinga e o abatedouro é uma peça fundamental para dar um passo importante para o desenvolvimento da caprino-ovinocultura no Sertão do São Francisco: “Fomentar a ovinocaprinocultura, onde temos o maior plantel do Brasil, nos impõe a necessidade de articular as forças locais com o abatedouro, que, sem dúvida, é a mola propulsora do escoamento da produção, na medida que os agricultores ficam mais preparados para produzir e entregar. Se não tivermos um canal de beneficiamento e escoamento da produção, nós teríamos um fator limitante para desenvolver esse sistema produtivo”.

SDE-NB – Foto: Ascom/CAR