Pequenos agricultores e povos e comunidades tradicionais localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Jiquiriçá serão beneficiados com a recuperação de áreas degradadas das suas propriedades rurais, por meio de sistemas agroflorestais. A iniciativa será coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e é resultado de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. O recurso irá subsidiar a aquisição de materiais, insumos e ferramentas para formação dos Kits Sistemas Agroflorestais.

A Sema vai identificar as áreas prioritárias para restauração, levando em consideração as propriedades que possuem Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir) e com planos de recuperação de áreas degradadas a serem implementados. Além de realizar a entrega dos Kits Sistemas Agroflorestais, os técnicos da Sema irão realizar capacitações para os pequenos produtores, com os seguintes temas: Regularização ambiental de imóveis rurais; Produção Agroflorestal; Beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade.

“A proposta favorece a conservação da biodiversidade e a recuperação dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelas áreas recuperadas, além de trazer benefícios socioeconômicos, como geração de renda para os agricultores e comunidades tradicionais envolvidas”, destacou o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira.

O coordenador de Políticas e Projetos da Diretoria de Biodiversidade e Florestas da Sema, Pablo Rebelo, destaca ainda que a implantação dos sistemas agroflorestais vai contribuir com a melhoria das condições ambientais da bacia. “Vamos ter uma melhora na infiltração das águas pluviais no solo e redução dos efeitos da erosão hídrica. O uso de espécies da sociobiodiversidade, consorciadas com espécies frutíferas e nativas florestais, pode auxiliar ainda a diversificação da produção agrícola”, completou.

A Bacia Hidrográfica do Jiquiriçá é a maior sub-bacia do Recôncavo Sul, ocupando uma área de 6,9 mil quilômetros, abrangendo 19 municípios, com uma população total de 331.433 habitantes

Fonte: Ascom/Sema