Mais de 16 mil pescadores baianos receberão, a partir desta semana, equipamentos de prevenção ao Covid-19. A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), entregará máscaras e cartilhas de orientação a associações e cooperativas de mais de 20 cidades em todo o estado.

O material, que inclui também cartilhas com orientações de como se prevenir contra o coronavírus, será disponibilizado às entidades de Simões Filho, Muniz Ferreira, Ituberá, Jequié, Itamaraju, Feira de Santana, Esplanada, Gavião, Itiuba, Macururé, Glória, Canudos, Curaçá, Santana, Correntina, Cotegipe e Wanderley, que repassarão gratuitamente os equipamentos a seus associados. Desde o início da pandemia a Bahia Pesca já entregou mais de 140 mil máscaras.

“Não é hora de relaxar no combate à pandemia. Estamos vendo que outros países já enfrentam uma segunda onda do coronavírus, e precisamos estar atentos para que isso não ocorra em nosso estado. Os pescadores e as marisqueiras baianas têm feito sua parte, e nós não poderíamos deixar de colaborar com esse esforço coletivo”, explica o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira.

As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 11,4 milhões de unidades, numa ação realizada em parceria entre as secretarias do Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Desenvolvimento Rural (SDR).

Programação de distribuição

· Dia 23: Simões Filho (Associação A-48), Feira de Santana (Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do Distrito Governador João Durval Carneiro), Muniz Ferreira (Associação de Pescadores da cidade) e Ituberá (Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul).

· Dia 24: Gavião (Colônia Z-88), Itiúba (Z-69) e Santana (Cooperativa Agrícola de Porto Novo).

· Dia 27: Macururé (Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais Povoado Serra do Tona, Associação do Desenvolvimento Comunitário do Povoado Sansaite e Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Cipó), Glória (Colônia Z-86), Canudos (Z-45), Curaçá (Associação de pescadores da cidade), Jequié (Z-93 e Associação Monte Branco), Itamaraju (Z-56), Sobradinho (Z-26) e Cotegipe (Z-39).

Fonte: Ascom/Bahia Pesca